Titular do Cruzeiro desde a sua chegada, o zagueiro Luciano Castán tem contrato até o fim do ano com a equipe celeste. No entanto, devido à sua participação regular como titular no Campeonato Brasileiro, ele alcançou o número de jogos exigidos para que o seu contrato com o clube seja automaticamente renovado até o final da próxima temporada.
De acordo com os termos do contrato que Luciano Castán detém com o Cruzeiro, ele tinha que completar um número específico de partidas durante o ano para acionar a cláusula de renovação automática. A informação da cláusula contratual que previa a renovação por um número determinado de jogos (que não foi informado) foi divulgada inicialmente pelo Globo Esporte.
Entretanto, é preciso ressaltar que tanto Cruzeiro quanto o staff de Castán ainda podem conversas sobre uma possível não ativação da cláusula.
Luciano Castán estava jogando pelo Guarani antes de se juntar ao Cruzeiro. A oportunidade de atuar pelo Cruzeiro na Série A fez o zagueiro abrir mão de um contrato de dois anos com a equipe de Campinas. Apesar de ter chegado rodeado de desconfiança por parte dos torcedores, o defensor vem se afirmando com atuações sólidas na competição, sendo titular tanto com Pepa, que já deixou o clube, tanto com Zé Ricardo. O zagueiro tem 31 jogos pela Raposa e um gol marcado.
A defesa do Cruzeiro é uma das melhores do campeonato, atualmente na 4ª posição entre os times menos vazados, com 24 gols sofridos após 29 jogos, mesmo número do Palmeiras. Somente Atlético Mineiro, com 23 gols sofridos, e Botafogo, com 19, possuem marcas melhores na competição.
Atualmente, o técnico Zé Ricardo conta com Luciano Castán, Lucas Oliveira, Neris e João Marcelo, que veio do Porto B na metade do ano e só entrou em campo uma vez. O zagueiro Ruan Santos foi promovido junto ao Sub-20 e também passou a integrar de forma definitiva o elenco profissional.