Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Luxemburgo vê equipe no caminho certo e pede “competência pra botar a bola pra dentro”

Compartilhe

FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

Após o empate em 1 a 1 entre Cruzeiro e Sampaio Corrêa, no Independência, Vanderlei Luxemburgo concedeu entrevista coletiva citando as virtudes do que viu em campo e apontando os caminhos para a retomada das vitórias da equipe celeste.

Apesar de ter saído atrás do placar, o time conseguiu buscar o empate e teve condições até mesmo da virada, não fossem os erros de finalização. Com Vanderlei no comando, o Cruzeiro chega ao terceiro jogo sem derrota (1 vitória e 2 empates), mas desperdiçou pontos ao empatar duas seguidas como mandante. Luxemburgo citou o fator psicológico como um dos pontos a ser considerado na situação atual.

“O futebol tem uma parte complicada que é o emocional. A equipe vinha de 10 jogos sem ganhar. O importante é que eu vejo um progresso na equipe. A hora que o time pegar estabilidade e tranquilidade, entender que nós temos condições de poder crescer e o trabalho tá encaixando. O processo está em aberto. Estamos no caminho certo em produtividade da equipe.”

Vanderlei também citou as opções usadas na escalação e nas substituições, valorizando o elenco que tem em mãos e desconsiderando qualquer possibilidade de transferência – o Cruzeiro atualmente segue impedido de contratar por conta de uma sanção da FIFA (transfer ban). O técnico elogiou o volante Adriano, hoje iniciando a partida como titular, e outros jogadores que usou durante a partida.

“Não adianta falar em transferência se ela não pode ser feita. Não adianta pensar em reforços. Com certeza eu já observei bastante coisa. Se você ver o jogo de hoje, o Adriano já começou jogando, um jogador que tem presença dentro do campo de jogo, um passe bom, olha pra frente. O Dudu que mexe muito com a bola. O Thiago é um jogador de 19 anos com uma força física impressionante e habilidade. Tem que trabalhar ele, finalização, domínio, cabeceio. Mas eu vejo um progresso na equipe e já posso ter um desenho daquilo que eu tenho dos jogadores. Até o banco tem entrado bem nos jogos. Estamos no caminho certo. Importante é a vitória chegar. Mas ela vai chegar.”

Outro jogador que tem crescido de produção com o técnico Vanderlei Luxemburgo é o meia Giovanni. Iniciando sua primeira partida como titular, após ter marcado gols nas duas últimas partidas vindo do banco de reservas. Luxemburgo também criticou a forma como a arbitragem conduziu a partida.

“O Giovanni é um jogador interessante. Joga em 2 ou 3 posições do meio campo. Nós tivemos o domínio do jogo o tempo todo. Uma coisa que me incomodou no jogo é que a arbitragem é conivente com a cera que os caras estão fazendo. O problema não é que o juiz roubou, não é isso. A questão é que o Sampaio Corrêa não deixou o nosso time fluir, jogar. O Sampaio veio buscar o empate, fez cera o tempo todo e teve a conivência do juiz.”

O Cruzeiro terminou a partida com 60% de posse de bola, com 25 finalizações na partida (9 em direção ao gol) e 10 escanteios. Apesar desses números, retirados do Sofascore, o time não conseguiu converter suas principais chances em gols. Luxa minimizou o fator “sorte” e disse que o time precisa de ter competência para empurrar as bolas dentro do gol.

“Não acho que faltou sorte. A hora que a gente tiver a tranquilidade necessária pra jogar futebol, sem a pressão demasiada, encostar mais na frente, os gols vão sair. A bola vai bater na bunda e vai entrar. Tivemos bastante oportunidade hoje. Não acredito muito em sorte, acredito em competência, trabalho. A gente tem que ter a competência de botar a bola pra dentro.”

O Cruzeiro enfrenta o Náutico na próxima rodada, o jogo irá fechar o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo acontece na próxima terça-feira (17), no estádio do Aflitos, às 19 horas.