
FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
Cruzeiro e Vasco se enfrentaram na tarde deste sábado (8) em jogo válido pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Com gol de falta marcado por Felipe Machado, a Raposa venceu o Vasco por 1 a 0 e chegou aos 21 pontos, terminando a partida na 8ª colocação momentânea.
Para a partida, o técnico Pepa optou por manter a mesma formação tática utilizada no confronto contra o Internacional, na última rodada. O técnico foi obrigado a fazer alterações no time titular por conta de suspensões, com a entrada de Neris no lugar de Oliveira e Kaiki no lugar de Marlon.
Assim foi escalado o Cruzeiro para o jogo:

Bola parada salva primeiro tempo
O Cruzeiro começou o jogo pressionando o Vasco em seu campo de defesa, subindo a linha e buscando as melhores opções ofensivas. Enquanto pressionava, o Vasco buscava nos contragolpes pressionar a Raposa e finalizar em direção ao gol de Rafael Cabral. Aos 15 minutos, já havia certo equilíbrio no jogo em posse de bola e ações ofensivas, com os times brigando muito pelo controle da partida, principalmente no meio de campo.
Passado o início do jogo, a partida não ficou nada agradável para os espectadores. Ambos os times começaram a ter muita dificuldade em fazer qualquer jogada mais elaborada de ataque e se desenhou um jogo truncado, com muitas disputas físicas, mas sem continuidade de jogadas.
O Cruzeiro forçava o lançamento para os seus laterais, mas não conseguia finalizar, diferente do que vinha acontecendo nas partidas anteriores em que o time pecava no último lance. Já os mandantes buscavam os espaços nas costas dos defensores celestes, mas também sem levar perigo para o goleiro Rafael Cabral.
O melhor lance acabou acontecendo no momento final da partida, já nos acréscimos. Falta marcada na entrada da área vascaína e o volante Filipe Machado, que não vinha fazendo boa partida, acertou o ângulo do goleiro Léo Jardim. 1 a 0. O Vasco ainda tentou empatar no lance seguinte, já depois dos acréscimos concedidos pelo árbitro, mas acabou finalizando para fora.
Segundo tempo morno e resultado definido
Precisando de buscar o resultado, o Vasco voltou com mais ímpeto no segundo tempo e começou a pressionar em busca do empate. Apesar disso, as próprias dificuldades da equipe vascaína impediam que o time criasse alguma chance real de finalização e a partida ficou bem parecida com o que aconteceu na primeira etapa.
Aos 17 minutos, a primeira mudança de Pepa. O técnico tirou o atacante Stênio para promover uma cria da Toca da Raposa, o jovem Robert. Com o objetivo de fechar mais o meio de campo e controlar o jogo, pouco tempo depois Pepa realizou outra alteração, com a entrada de Neto Moura no lugar de Wesley.
Sem muitas oportunidades e com um jogo muito travado, de poucas chances, com o Cruzeiro apostando no contragolpe, Pepa fez suas últimas alterações no time colocando Gilberto no lugar de Mateus Vital e promovendo outra estreia, colocando Paulo Vitor no lugar do jovem Kaiki.
A reta final foi de pressão vascaína, que buscava empatar de toda forma e começou a levantar bola na área para pressionar a Raposa, levando bastante perigo ao gol de Rafael Cabral. O Cruzeiro poderia ter matado o jogo no contragolpe puxado por Bruno Rodrigues, que ficou no mano a mano com o goleiro, mas desperdiçou a chance chutando em cima do Léo Jardim. De toda forma, o Cruzeiro conseguiu segurar os acréscimos e acabou saindo com a vitória por 1 a 0.
O que vem por aí…
Agora o Cruzeiro se prepara para uma sequência de jogos em casa. O próximo duelo é contra o Coritiba, no domingo (16), às 11 horas. O jogo será na Arena Independência.