Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Maior que 99,99999%: UFMG calcula “acesso matemático” do Cruzeiro

Compartilhe

FOTO: THOMÁS SANTOS / STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

O Cruzeiro está praticamente garantido na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Dominando a Série B, com 11 pontos à frente do 2º colocado (Bahia) e 18 do 5º colocado (Londrina), com 9 rodadas restando para finalizar a competição, o torcedor agora se preocupa apenas com termos técnicos.

O acesso matemático só será confirmado de fato quando o primeiro time fora do G4 do campeonato não conseguir mais alcançar o Cruzeiro. Apesar da distância, alguns times como o Londrina, ainda sonham em buscar uma das vagas restantes para a primeira divisão. O time do Paraná, comandado por Adilson Batista, venceu a Chapecoense por 2 a 1 e dormiu na noite deste último sábado (10) há apenas 1 ponto do Vasco, 4º colocado com 45 pontos.

Apesar disso, as contas seguem bastante favoráveis ao Cruzeiro. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time comandado por Paulo Pezzolano chegou a uma marca impressionante: a probabilidade de acesso do Cruzeiro chegou a “>99,99999%”, como é retratado na tabela abaixo.

Probabilidades de acesso à Série A 2023 (IMAGEM: Depto. de Matemática UFMG)

O mais impressionante é que nem mesmo uma vitória do Cruzeiro – que enfrenta o CRB fora de casa – e uma derrota do Londrina – enfrenta o Tombense, também fora – na próxima rodada, seriam suficientes para colocar esse número em 100%, já que, matematicamente, só a partir da 31ª rodada a Raposa pode cravar a subida através dos números.

A ideia de todos no Cruzeiro e também da torcida é buscar o acesso contra o Vasco, duelo marcado para o dia 21/9, às 21:30h, no Mineirão, para comemorar a redenção junto de sua torcida. Mas é possível que uma combinação de resultados faça com que essa conta só se encerre na partida do dia 28/9, contra a Ponte Preta, em São Paulo.

Tabela atualizada da 29ª rodada da Série B: Grêmio e Vasco se enfrentam neste domingo (11) (IMAGEM: CBF)

Busca por título

Com o acesso virtualmente resolvido, agora o Cruzeiro volta suas atenções à disputa do título da Série B. Segundo o portal “Probabilidades do Futebol”, do Departamento de Matemática da UFMG, a matemática também é favorável para terminar a competição em 1º lugar: com 98,1% de chances, só um desastre tiraria a faixa de campeão do time celeste.

Em entrevista concedida na zona mista, ao final da partida contra o Operário, o zagueiro e capitão do Cruzeiro Eduardo Brock falou que o foco é buscar não só o título, mas também os recordes da competição.

“A gente tem que ir atrás do máximo que a gente pode atingir, que é o título, quem sabe bater um recorde, mas a gente precisa ser campeão porque a equipe merece, os profissionais merecem, então muito feliz, feliz de fazer parte desse momento.”