Mais folga na tabela: 16ª rodada da Série B termina com tropeço de adversários diretos 

Compartilhe

FOTO: FLICKR / CRUZEIRO

Após ter vencido o Vila Nova por 2 a 0 na última sexta-feira (1), boa parte dos cruzeirenses dedicaram seu final de semana para acompanhar os demais jogos da 16ª rodada da Série B. Com um confronto direto entre os times da parte de cima da tabela, nem mesmo o mais otimista dos cruzeirenses esperava uma combinação de resultados tão perfeita.

Em um jogo de pouca qualidade técnica, principalmente no primeiro tempo, Vasco e Sport empataram em 0 a 0, no Maracanã. O resultado deixou o Cruzeiro com uma vantagem ainda maior na liderança da competição em relação ao vice-líder. Com 37 pontos, o Cruzeiro agora vê a distância para o Vasco, 2º colocado com 31 pontos, abrir para 6 pontos. Já o Sport, que buscava não se distanciar do G4, caiu uma posição e agora é o 6º colocado com 22 pontos.

O confronto entre o 3º e 4º colocados não foi diferente. Em um jogo de poucas chances e de pouca qualidade, Bahia e Grêmio também empataram em 0 a 0. Os dois times ficam estacionados em suas posições dentro do G4 e interrompem uma sequência positiva, uma vez que ambos venceram na rodada passada.

A principal mudança na parte de cima da tabela é a chegada do Criciúma, que agora ocupa a 5ª colocação, com 23 pontos. O time catarinense venceu o Ituano, próximo adversário do Cruzeiro, por 2 a 1, fora de casa. Agora, a distância do líder para o primeiro time fora do G4 está em 14 pontos.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro atingiu 98,4% de probabilidade de se classificar para a Série A do Campeonato Brasileiro. Os estatísticos consideram que 68 pontos é o número necessário para garantir o acesso à primeira divisão. Com 37 pontos conquistados, o Cruzeiro precisaria de mais 31 pontos para subir em 69 pontos a ser disputado.

Probabilidade de classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro (TABELA: Dept. de Matemática/UFMG)

É preciso dizer que toda essa vantagem ainda pode aumentar. Na próxima terça-feira (5) o Cruzeiro enfrenta o Ituano, no estádio Novelli Júnior, no jogo adiado da 14ª rodada. Caso vença, o time de Paulo Pezzolano abrirá 9 e 17 pontos para o 2º e o 5º colocado, respectivamente.

Compartilhe