
Foto – Agência Corinthians/ Divulgação
Marquinhos Gabriel assinou por três anos com o Cruzeiro. O jogador atuou por 6 meses no Al-Nasr após passar 3 temporadas no Corinthians sem muito brilho. O nome não foi unanimidade, mas acredito que a vinda do atleta pode somar principalmente na composição do elenco. Vamos disputar quatro competições durante o ano e ter opções para variar o time titular será importante no combate ao desgaste físico pela sequência de jogos. Como Marquinhos pode acrescentar ao Cruzeiro? Vamos falar sobre isso.
O jogador revelado pelo Internacional rodou bastante. Passou por Avaí, Sport, Bahia, Palmeiras, Al Nassr, Santos e Corinthians. Suas melhores temporadas foram no Bahia, em 2013 e, principalmente, no Santos em 2015. Marquinhos nunca foi um atleta com grande protagonismo, precisando estar inserido em equipes bem montadas e que tenham em outros atletas essa capacidade de desequilibrar jogos. Costuma ajudar sendo coadjuvante e apresenta muita dificuldade quando é necessário chamar a responsabilidade. Por esse motivo, pode se dar bem no Cruzeiro, pois temos um time organizado onde ele será apenas mais uma peça que fará a engrenagem girar.

Mapa de Marquinhos Gabriel: Atua preferencialmente pela direita, mas também faz o lado esquerdo.
Tecnicamente, é indiscutível que tem qualidade. Seu maior problema passa pelo aspecto mental. É um jogador que perde a confiança muito rapidamente durante os jogos quando algo de errado acontece e isso será um desafio a mais para Mano Menezes. Marquinhos possui velocidade, bom drible no 1×1 e sabe conduzir a bola em progressão. Costuma atuar pela mesma faixa de campo que o Robinho, podendo ser uma boa sombra para o mesmo, acrescentando uma característica diferente na equipe. Por ser canhoto e atuar melhor pela direita, tem como característica buscar o jogo por dentro, abrindo o corredor para o lateral avançar. Nesses momentos, costuma se associar com o centroavante ou meia do lado oposto. Se o espaço para finalizar aparece, não exita. Sua finalização de média/longa distância também é um aspecto positivo. Muitos dos seus gols marcados pelo Corinthians foram agredindo a área em diagonal, sempre em velocidade. Contra equipes retrancadas, principalmente no Brasileiro e atuando no Mineirão, será muito útil sua capacidade de drible e finalização. Em 2018, teve um aproveitamento de 36,5% no arremate e 6,37 dribles de média, com 70,2% de aproveitamento.
Enquanto temos David como um ponta de mais força e velocidade, que prefere atacar o espaço e buscar o drible, sendo favorecido por um jogo mais direto, Marquinhos é um ponta cerebral, capaz de ser incisivo e buscar o 1×1 quando necessário, mas também fazer um jogo associativo e de construção, sendo atrapalhado justamente pela sua irregularidade durante às partidas. É comum ao conversar com torcedores do Corinthians ouvir uma reclamação quase unânime: a falta de constância durante os jogos. Com um pouco mais de regularidade, o Cruzeiro ganhará um atleta com boa capacidade de drible, criação e finalização. Não teve uma temporada ruim em 2017 quando a equipe de Fábio Carille estava bem montada. Como dito acima, em times organizados e sem responsabilidade, o atleta costuma ser útil.
Pelo Corinthians entre 2016 e 2018, foram 94 jogos, 10 gols e 12 assistências. Os números mostram que a cada 4,2 jogos, Marquinhos Gabriel participa de um gol. Estatísticas relevantes para um jogador que não chega como titular. Acredito que tê-lo no banco agregará mais do que Bruno Silva, Mancuello ou Rafael Sobis, nomes que pouco somaram quando precisaram atuar principalmente pelo Brasileiro, motivo da fraca campanha do time ano passado. Marquinhos passa longe de ser craque ou decisivo, mas terá, sim, sua serventia dentro do grupo. Chegando para compor, será importante. Mano Menezes terá trabalho para ajustar alguns aspectos, como sua recomposição defensiva e o problema de mentalidade, mas também ganhará um ponta agudo com capacidade de dribles e rupturas de sistemas defensivos, algo que não possuía no elenco.
https://www.youtube.com/watch?v=sHO7iypsn8c
#MeDibre