IMAGEM: REPRODUÇÃO / YOUTUBE / CRUZEIRO
Após vencer o Tombense por 3 a 0 com uma equipe formada, em sua maioria, por jogadores promovidos da base celeste, Martin Varini, auxiliar técnico de Paulo Pezzolano – o técnico segue afastado por conta da Covid-19 – comentou sobre a grande atuação e o grande resultado conquistado no último sábado (12).
Denivys, Geovane, Paulo, Weverton, Ageu, Miticov, Daniel Junior e Vitor Roque foram os atletas que, ainda em idade de sub-20, atuaram na partida. Ao lado deles, ainda jogaram o lateral Rafael Santos, o volante Lucas Ventura e o atacante Thiago, também revelados pela base celeste, mas já com mais rodagem pelo futebol profissional. Diante desse cenário, Martin foi questionado sobre a atuação de seus atletas de base e deixou sua avaliação:
“São muito bons. Uma avaliação muito boa, estamos trabalhando com eles muito perto, já estão no time principal,trabalham todo dia com a gente e hoje podemos ver um trabalho muito bom deles. Jogaram bem, com muita coragem e intensidade. Estamos muito contentes com o trabalho deles.”
Um dos destaques da partida foi o volante Ageu. Promovido nesta temporada, o jovem de 19 anos teve sua primeira oportunidade no profissional e logo como titular. Ageu preencheu o meio de campo, foi o responsável por criar uma das jogadas que terminou em gol e também deu uma assistência direta. Questionado sobre a atuação do atleta, Martin ressaltou a grande partida e fez questão de dividir os méritos com os demais jogadores.
“Acho que todos os meninos foram muito bem. Nós temos um plantel muito grande, na Copinha fomos bem, hoje Paulo, Denivys, Daniel, Roque que entrou, Miticov… quem estava no banco e não pode entrar. Ageu foi muito bem. Nós estamos trabalhando junto, olhando para eles, para isso, para quando chegar a oportunidade, fazer uma boa atuação. É o mais importante, ter muita calma, muito cuidado, principalmente Paulo. Toda comissão gosta muito de utilizar jovens, estamos felizes com a atuação de todos eles.”
Outro atleta da base, mas que já tem mais experiência no profissional, o atacante Thiago acabou marcando seu gol nos minutos finais da partida, acirrando ainda mais a disputa no ataque do Cruzeiro com o artilheiro Edu. Em 2021 Thiago atuou em 29 partidas pelo Cruzeiro e marcou 4 gols. Nesta temporada, já marcou 2 em 6 partidas. Martin também comentou sobre a atuação do atacante.
“Nós não falamos de titulares e reservas. Falamos de jogadores que temos no plantel, com muitos jogadores que podem ir bem. Hoje Thiago fez um grande jogo, uma grande partida. Acabou marcando no último minuto, mas o jogo foi bom, com muito sacrifício. Um garoto que trabalha muito na semana. É bom que ele tenha uma atuação dessas e vai continuar melhorando.”
Sobre um possível fim da rodagem do elenco e dos testes de jogadores, sempre comentado pelo técnico Paulo Pezzolano, Martin foi questionado e ressaltou, outra vez, que o planejamento de usar o Campeonato Mineiro como um laboratório, para experimentar e entender o time, se mantém.
“Como Paulo (Pezzolano) falava no primeiro jogo: a gente vai usar o Campeonato Mineiro para trabalhar, para disputar cada jogo como se fosse uma final, porque nós gostamos de ganhar sempre. Mas também para olhar os jogadores, para trocar sistema, trocar o posicionamento deles, estamos contentes, por isso a quantidade de jogadores utilizados. O importante é que troquemos jogadores, mas a ideia de time que vai pra frente, que joga, que gosta de ter a bola e ser agressivo, não muda. É o mais importante para nós.”