
FOTO: REPRODUÇÃO / SITE / CRUZEIRO E.C.
Matheus Gonzaga não é mais colaborador do Cruzeiro. Contratado para ser o responsável pelo setor de sócio torcedor e atuar também dentro do marketing como head de inteligência, Matheus se desliga do Cruzeiro para tocar seus próprios projetos.
Matheus é o último a sair da, conhecida internamente, “turma de São Paulo”, que compunham um grupo de colaboradores que iniciaram a gestão ao lado de Sérgio Santos Rodrigues, mas com o passar do tempo e diante da grave crise do clube, acabaram deixando o Cruzeiro.
À frente do clube, Matheus não obteve o sucesso esperado. Sem conseguir alavancar o programa de sócio torcedor e com diversos problemas na distribuição das camisas – o Cruzeiro deve, atualmente, mais de 1000 camisas do seu centenário para sócios – Matheus também não conseguiu trazer as parcerias e os patrocínios que se esperava.
A negociação com a Buser, por exemplo, último parceiro anunciado pelo Cruzeiro, só foi concretizada graças ao trabalho de outros funcionários do clube, encabeçada pelo superintendente de inovação Rodrigo Moreira – você pode conferir a entrevista que fizemos com Marcelo Abritta, CEO da Buser, clicando aqui. Matheus ficou de fora das conversas que caminharam para que o acordo fosse fechado. Nossa reportagem também apurou que outros acordos e empresas se afastaram do clube durante o período em que Matheus esteve à frente da direção comercial.
Apesar de não publicar de forma transparente o total de sócios-torcedores, nossa reportagem apurou que atualmente o número de adimplentes do “Sócio Torcedor 5 Estrelas” não passa dos 10 mil, somando todas as modalidades. Esse número chegou a ser superior a 50 mil, entre meados de abril e maio de 2020.
Polêmicas em rede social
Matheus Gonzaga também era bastante ativo em suas redes sociais. Recentemente, o funcionário foi questionado por torcedores e também pela imprensa esportiva especializada sobre uma ação no Twitter, que pedia ao torcedor um “pix” de 16 reais após uma vitória do Cruzeiro contra a Ponte Preta (1 a 0, gol marcado pelo camisa 16, Bruno José). O jornalista Rodrigo Capelo, da Rede Globo, foi um dos que questionou a ação e recebeu uma resposta de Matheus, em tom repreensivo, cobrando até por “empatia”:
Oi Capelo, a gestão do clube tem problemas históricos que você conhece bem. Aparentemente pra soluciona-los precisa de tempo e trabalho.
Manda uma mensagem aí pros quase 600 colaboradores que estão com os salários atrasados no clube.
— Matheus Gonzaga (@m_gonzaga) June 17, 2021
Nota do Cruzeiro
Através da assessoria de comunicação, o Cruzeiro confiou a saída de Matheus Gonzaga para tratar de seus projetos pessoais. Confira o posicionamento oficial do clube, enviado à nossa reportagem:
POSICIONAMENTO – CRUZEIRO
O Cruzeiro confirma que Matheus Gonzaga deixa a diretoria de negócios para tratar de seus projetos pessoais, que ele já possuía antes de sua chegada ao Clube. O profissional tinha um acordo com a gestão na condução de um processo de reestruturação da área de negócios, fechando o ciclo de forma positiva para ambas as partes, o que de fato aconteceu.
O Clube aproveita para agradecer a Matheus Gonzaga pelos serviços prestados e por toda a dedicação e profissionalismo neste período, desejando sorte ao profissional em seus projetos de mercado.
MATHEUS GONZAGA
“Sou cruzeirense de coração e tudo que desejo é que a atual gestão continue trilhando o caminho certo. Sou grato e honrado por ter tido a oportunidade de contribuir com o Cruzeiro nos últimos meses e neste momento tão importante e desafiador. Foi também um prazer muito grande participar do processo de profissionalização na instituição, implementação de processos, e por ter contribuído junto ao time para sermos o quarto clube com maior arrecadação comercial do Brasil em 2020, além de sermos o sétimo com maior arrecadação em sócio torcedor, mesmo em cenário de pandemia. Volto para a arquibancada torcendo por grandes vitórias dentro e fora de campo, e continuo à disposição para ajudar a instituição no que for necessário”.