
Faltando pouco mais de duas semanas para o encerramento da janela de transferências, o Cruzeiro segue em busca de reforços para qualificar seu elenco visando a temporada de 2024. Apesar de já ter anunciado oito contratações – e próxima de fechar mais uma, com o atacante Álvaro Barreal, que deve chegar por empréstimo do Cincinnati (MLS) – nossa reportagem apurou que está nos planos da diretoria ao menos mais uma contratação para o ataque.
A provável chegada de Barreal parece não ser suficiente para a diretoria de futebol da Raposa. O foco está na contratação de um atacante versátil, capaz de atuar tanto pela direita quanto pela esquerda do campo, adicionando profundidade e qualidade ao elenco.
O técnico Nicolás Larcamón tem optado por atuar num esquema com três atacantes e, atualmente, conta com nove jogadores para o setor de ataque. Mas, apesar do número aparentemente alto, ainda há a necessidade de mais opções devido às circunstâncias específicas.
Larcamón tem disponível neste momento apenas sete jogadores: Juan Dinenno, Rafael Elias e Rafa Silva que atuam preferencialmente como centroavantes; Arthur Gomes, Robert, Fernando e João Pedro, que fazem mais a função de extremos (ou pontas). Contratado para ser um desses jogadores que atua pelas beiradas do campo, Gabriel Veron se machucou e está entregue ao departamento de saúde do clube, com previsão de retorno ainda neste primeiro semestre. Já Rafael Bilu, remanescente da temporada passada, ainda se recupera de lesão no calcanhar de Aquiles.
É preciso ressaltar que três desses jogadores foram promovidos recentemente da base (Robert, Fernando e João Pedro) e ainda estão em fase de adaptação ao profissional, então se espera que haverá momentos de oscilação nesta temporada.
A formação atual do ataque da Raposa tem sido consistente, com Arthur Gomes atuando pela esquerda, Juan Dinenno como centroavante e Robert ou João Pedro na ponta direita. A chegada de Barreal pode trazer uma disputa maior pelo lado ocupado por Arthur Gomes, enquanto a concorrência pela posição na ponta direita continua sendo entre jogadores formados na base.
No entanto, é importante destacar que o Cruzeiro não descarta oportunidades de mercado que possam elevar o nível da disputa pela posição de centroavante. Assim, o clube permanece atento a possíveis negociações que possam surgir até o fechamento da janela de transferências, que acontece no dia 7 de março.