
FOTO: REPRODUÇÃO / VELEZ
Apesar das 14 contratações feitas para esta temporada, o Cruzeiro ainda monitora e estuda opções para reforçar a equipe neste início de ano. Apesar de deixar público o foco em usar o Campeonato Mineiro como um período de teste e reforçar a equipe de forma mais incisiva para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, o departamento de monitoramento de mercado da Raposa segue atuando.
Quem ressaltou este trabalho sobre como vem sendo feito esse trabalho, foi o próprio diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins:
“A gente vem procurando identificar com muita calma qual o tipo de reforço que a gente vai precisar, olhando pra frente. Mas eu reforço, hoje o ambiente na Toca é bom, o nível de exigência é muito alto (…) Com calma, com tranquilidade, vamos avaliar internamente e ver se precisamos olhar pro mercado mais uma vez, antes do início do Campeonato Brasileiro.”
Um dos nomes que apareceu recentemente na mídia é o do zagueiro uruguaio Matías de Los Santos. O jogador de 30 anos está em seu último ano de contrato com o Vélez Sarsfield, da Argentina e poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube no meio desta temporada. Questionado sobre o jogador, Pedro Martins se esquivou de falar sobre a possibilidade de contratar o atleta.
“Se a gente for falar de jogadores que foram indicados, prospectados e sondados, a gente vai fazer uma coletiva só sobre isso. Então eu prefiro não falar, não entrar no detalhe. O Cruzeiro tem um departamento de análise de mercado muito ativo, que não para, eles trabalham dia e noite. Então a busca por possibilidades acontece o ano inteiro. Caso, em algum momento, a gente identifique uma necessidade, a gente vai, consulta e evolui em uma negociação.”
Apesar das recentes especulações, não há negociações em andamento entre as partes neste momento, tendo sido o jogador oferecido ao Cruzeiro, mas sem uma continuidade ou uma evolução para uma conversa com objetivo de fechar contrato com o jogador. As informações sobre a oferta de Matías ao clube celeste foram trazidas pelo jornalista Samuel Venâncio, no Canal SV, no Youtube.
O que de fato há, apurado por nossa reportagem, é o interesse do Cruzeiro em buscar um lateral esquerdo e mais um zagueiro ainda neste início de temporada. Apesar de não ter pressa em fechar possíveis negociações, o clube estuda oportunidades para reforçar setores que estão visivelmente carente de reforços – o foco é buscar um jogador de perfil experiente para a disputa da primeira divisão nacional.