Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Mercado: saídas de Edu e Rafa Silva são oficializadas e Cruzeiro intensifica busca por centroavante

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

O Cruzeiro sofreu duas baixas pro seu elenco, oficializadas nesta sexta-feira (6), com as saídas de Rafa Silva e Edu. Os dois centroavantes da Raposa, campeões da Série B em 2022, deixaram o clube e abriram espaço para que o clube intensifique sua busca por novos nomes para a posição. O mercado segue aquecido nos bastidores.

Rafa Silva, que estava em negociações para continuar no Cruzeiro, acabou aceitando uma proposta do futebol sul-coreano. O jogador se transferiu ao Jeonbuk Motors após ser aprovado nos exames médicos nesta semana. As cifras envolvidas na negociação tiraram qualquer possibilidade do Cruzeiro de disputar o jogador, que tem um mercado muito grande no continente asiático após atuar por 8 anos em clubes do Japão e da China.

Pelo Cruzeiro, Rafa Silva não conseguiu ter uma grande sequência de partidas por conta de sucessivas lesões, mas tem uma boa média de gols e assistências, sendo decisivo para a equipe de Paulo Pezzolano sempre que foi acionado. O jogador se recuperava de um longo tempo de inatividade, após uma lesão no joelho – e o momento grave da pandemia de Covid-19 – entre o final de 2019 até o início de 2022. Pelo Cruzeiro, são 18 jogos, com 6 gols marcados e 3 assistências.

A outra baixa confirmada para a temporada é o atacante Edu. O artilheiro da equipe na temporada passada e xodó da torcida, acabou se transferindo ao futebol dos Emirados Árabes Unidos. Edu viajou ainda nesta semana para o país, onde realizou os exames médicos e foi aprovado pelo Dibba Al Fujairah Club. O jogador foi transferido por empréstimo até o meio da temporada de 2023.

Os termos da negociação agradaram tanto ao jogador, quanto a diretoria. Será a primeira vez que o atacante atuará em um clube fora do Brasil. Edu marcou 22 gols em 48 jogos com a camisa do Cruzeiro. Artilheiro, Edu está em 2º lugar na lista de maiores goleadores do clube nos últimos 10 anos, perdendo apenas para Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, que marcaram 24 gols em 2014. 

Mercado por centroavante aquece

As saídas indicam chegadas para o Cruzeiro. A primeira que está perto de se concretizar é com o atacante Matheus Davó. Após as negociações “esfriarem” por um desentendimento entre Cruzeiro e Corinthians, o jogador que pertence ao clube paulista já está em Belo Horizonte e deve assinar em definitivo com a Raposa um contrato de 3 anos. Davó, de 23 anos, atuou na última temporada pelo Bahia, marcando 10 gols e 4 assistências em 40 jogos.

Outro nome que segue na lista da diretoria é do centroavante Gilberto. Conforme antecipado, o Cruzeiro prepara uma oferta dentro da realidade financeira do clube. Atualmente no Al Wasl, Gilberto tem o interesse de retornar ao Brasil e foi oferecido a alguns clubes pelo seu staff, mas o pedido inicial foi considerado acima do orçamento do Cruzeiro para a temporada.