Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Mercado: veja quem deixa o Cruzeiro, emprestados e não aproveitados que ainda tem vínculo

Compartilhe

Com o fim do ano de 2023, vários jogadores que tinham vínculo com o clube já acertaram seus destinos, seja de forma definitiva ou até mesmo por empréstimo. Em seu terceiro ano como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Cruzeiro segue até resolvendo pendências e tendo que lidar com o destino dos jogadores que possuem contrato com o clube, mesmo sem fazer parte dos planos da atual diretoria de futebol.

Entretanto, alguns jogadores que tinham vínculo com a Raposa já acertaram suas saídas em definitivo e encerraram de vez qualquer relação com o clube atualmente. Confira os casos abaixo:

Jogadores que deixaram de ter vínculo com o Cruzeiro ao final da temporada de 2023

O atacante Waguininho, uma das primeiras contratações da SAF do Cruzeiro para a disputa da Série B de 2022, tinha contrato com a Raposa até o final de 2023. Depois de ter atuado durante toda a temporada de 2023 emprestado ao Avaí, o contrato com o clube acabou ao final do ano e o jogador assinou em definitivo com o Novorizontino.

Outro remanescente dos tempos de Série B, o meia João Paulo atuou durante o ano de 2023 emprestado ao CRB. Seu vínculo com o Cruzeiro terminou ao final do ano e o meia já está acertado com o Avaí para este ano.

Contratado ainda nos tempos de associação, o atacante Vitor Leque tinha contrato com o Cruzeiro até o final de 2024, mas acertou junto ao clube sua rescisão após uma temporada em que não conseguiu se firmar em nenhuma das equipes em que esteve por empréstimo (Botafogo-SP e Remo). Agora, sem vínculo com o Cruzeiro, acertou com o Joinville.

Dos que fizeram parte do elenco da última temporada, Gabriel Mesquita, não teve seu contrato renovado com o Cruzeiro. Depois de atuar pelo Água Santa, finalista do Campeonato Paulista de 2023, por empréstimo, o jogador retornou e assumiu o posto de terceiro goleiro, mas não atuou. Já foi anunciado como goleiro do Operário para 2024.

Por fim, o zagueiro Luciano Castán foi outro dos que fizeram parte do elenco do clube em 2023. Titular durante boa parte do ano, Castán disputou 41 partidas com a camisa celeste e fez um bom Campeonato Brasileiro, mas ainda assim não o suficiente para que tenha seu contrato renovado com a Raposa para 2024. Luciano Castán já assinou com seu novo time, o Sport.

O Cruzeiro inicia 2024 com seis jogadores emprestados a outros clubes

O goleiro Rodrigo Bazílio, revelado nas categorias de base do clube, teve seu empréstimo renovado com o Athletic, clube de São João Del Rey. Após fazer uma grande temporada pelo mesmo clube em 2023, o goleiro que tem seu contrato com a Raposa válido até o mês de agosto deste ano, terá uma sequência no clube do interior de Minas. 

Matheus Davó, atacante contratado no início de 2023, segue emprestado ao Pafos, clube do Chipre. O empréstimo é vigente até o meio da temporada de 2024. Davó tem contrato com o Cruzeiro até o final de 2025.

O meia Claudinho, contratado pelo Cruzeiro antes mesmo da atual gestão da SAF, defenderá as cores do Confiança nesta temporada. O meia foi emprestado ao time de Aracaju até o final de 2024 e tem contrato com a Raposa até julho de 2025.

Neto Moura, um dos destaques da equipe que garantiu o acesso da Raposa à Série A em 2022, não conseguiu performar em 2023 e acabou sendo emprestado ao Mirassol. Para 2024, o jogador seguirá na equipe do interior paulista por empréstimo. Neto Moura tem contrato com o Cruzeiro até o final de 2025.

Daniel Junior é mais um que está nesta categoria. Meia oriundo das categorias de base do Cruzeiro, o jogador segue emprestado ao Akhmat, da Rússia, até junho de 2024. Seu passe está fixado em 1 milhão de euros. Daniel tem contrato com a Raposa até o final de 2025.

Outro “Cria da Toca” que se destacou na temporada de 2023, ainda nas categorias de base, foi o jovem centroavante Arielson. O garoto foi emprestado em agosto ao FC Polissya, da Ucrânia, com vigência de um ano. Arielson tem contrato com o Cruzeiro até o final de 2026.

Três jogadores são dúvidas para o futuro

O atacante Gilberto, grande contratação da temporada de 2023, acabou não rendendo e performando o esperado. Após diversas tentativas, o jogador acabou se desgastando com comissão técnica e diretoria do futebol, deixando de fazer parte dos planos da Raposa. Gilberto tem contrato com o Cruzeiro até o final de 2024, mas deve ser negociado ainda neste início de ano. O centroavante atuou em 32 jogos com a camisa celeste, marcando 6 gols e 1 assistência.

Outro reforço para 2023, o atacante Paulo Vitor, anunciado na metade da última temporada, também não está nos planos iniciais da diretoria e seu staff já foi informado que o jogador está livre para buscar um novo clube. Paulo Vitor chegou a receber sondagens do futebol português, mas ainda não há nada de concreto. O atacante tem contrato com a Raposa até junho de 2025. Atuou em apenas 8 jogos com a camisa celeste, sem marcar gols ou assistências. A informação da provável saída de Paulo Vitor foi noticiada inicialmente pelo portal No Ataque e confirmada por nossa reportagem.

Por fim, um dos remanescentes do acesso de 2022, o zagueiro Luis Felipe, contratado ainda em 2022 junto ao PSV, da Holanda. A princípio, o jogador se reapresenta ao Cruzeiro, depois de atuar na temporada de 2023 pelo Tombense, que acabou sendo rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro. Luis Felipe tem contrato com o Cruzeiro até o final da temporada de 2024. Nossa reportagem buscou contato com o staff do jogador, mas não obteve retorno até o momento.