
FOTO: CRUZEIRO E.C./FLICKR OFICIAL
Em outubro, Fred completará 36 anos. O normal nessa fase da carreira é notar um declínio técnico e físico. O segundo quesito, é até verdade que mostra-se aparente. O centroavante não possui a mesma explosão de antes para superar marcadores na velocidade, mas compensa isso com apurado posicionamento e inteligência tática em campo, fazendo muita diferença no jogo do Cruzeiro.
Não por acaso, Fred participa bastante da construção ofensiva do Cruzeiro. Além de ser o artilheiro da equipe na temporada, com 7 gols em 10 jogos, o camisa 9 possui 3 assistências pra gol, estando envolvido diretamente em 10 dos 30 gols marcados pelo time no ano. Um número significativo que expressa sua importância. Não só isso, sua movimentação facilita a adaptação do Rodriguinho, pois consegue abrir espaços e servir o meia, que tem por característica pisar na área constantemente. No jogo contra o Deportivo Lara, foi dele às assistências para os gols de Rodriguinho e Jadson.

Foto: reprodução.
Na imagem, nota-se que além de superar seu marcador, Fred prende a atenção do zagueiro da sobra e, no espaço entre os defensores, serve Rodriguinho que invade a área e marca o primeiro gol da equipe. Já no final de um segundo tempo perigoso para o Cruzeiro, novamente o camisa 9 recebe a bola do Rafinha na pequena área e ajeita para Jadson bater e marcar o segundo.
Seu desempenho nas finalizações também é alto. O número de gols poderia ser maior, já que dois foram anulados de forma incorreta. Mesmo assim, a média de arremates certos é 52,6% (19/10✅). Ou seja, 1 gol marcado a cada 2,7 chutes. A variedade também chama atenção: Dos 7 (todos dentro da área) 3 foram com a perna direita, 3 com a perna esquerda e 1 de cabeça. Como dito acima, se a velocidade não é a mesma de antes, o posicionamento para marcar – quase sempre de primeira – segue impecável, sendo beneficiado pelo ótimo municiamento de Robinho e Marquinhos Gabriel. Robinho possui, além de 4 assistências (onde 2 foram para gols do artilheiro), 27 passes para finalização. Já Marquinhos Gabriel, 17 passes para finalização e 2 assistências (1 para Fred).
Será interessante acompanhar o restante da temporada. O quarteto de frente composto por Fred, Rodriguinho, Robinho e Marquinhos Gabriel parece se mostrar o ideal, com o acréscimo de David e Thiago Neves (esse uma dor de cabeça para Mano Menezes). A tendência é que, cada vez mais, o termômetro da equipe seja o nível de atuação destes. Quando forem bem, o time irá bem.
#MeDibre