NÃO DEIXEM O LUCAS SOARES SAIR

Compartilhe

Depois de renovar com o Vitinho, um dos maiores valores da base com uma multa baixa, Itair Machado, Vice-Presidente de futebol, alegou que o motivo desta condição foi a não renovação do contrato do atleta pela antiga diretoria, já que com o mesmo perto do fim e podendo assinar de forma antecipada com qualquer equipe, tiveram de ceder as exigências do empresário. Pessoalmente, discordo de tal declaração e, para embasar meus motivos, utilizo a coluna do companheiro de site Welbert Campos (aqui). Vitinho está perto de se transferir para a Bélgica, conforme notícia do Globo Esporte, confira aqui. Contudo, essa lição parece não ter servido para os que estão no comando.

Um dos destaques do Cruzeiro nas últimas conquistas do Brasileiro e da Supercopa sub-20 na temporada passada, o lateral direito Lucas Soares está há poucos dias de poder assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Seu vínculo com o Cruzeiro se encerra em 31/12/2018. Preocupante notar que, mesmo assumindo em janeiro, ninguém da atual diretoria buscou conversar com o atleta e seu empresário antes de chegar na situação atual, onde o mesmo pode assinar um pré-contrato e sair sem custos.

A demora na procura para renovação de um vínculo contratual gera menos poder de negociação para o clube. A base é a principal fonte de receita de um time e o que vem sendo feito no Cruzeiro é uma total desvalorização dos ativos que no ano anterior conquistaram dois títulos. Um deles, inclusive, em cima do maior rival. Dos campeões da Supercopa, seis já saíram: o zagueiro Patrick (Ceará) e os meio-campistas Eduardo (Criciúma), Márcio (América-MG), Nickson (Vitória) e Thonny Anderson (Grêmio). Nenhum teve chance no elenco profissional em 2018. Vander, capitão da última Copa-SP, foi o último a deixar a equipe. 

Lucas Soares é elogiado por todos os profissionais da base e desde que começou a atuar como lateral direito (inicialmente, era atacante) só cresceu e mostra qualidade para atender ao elenco profissional da Raposa. Com Edílson constantemente no departamento médico, Ezequiel sem inspirar confiança e Vitinho prestes a sair, não seria inteligente renovar com uma prata da casa e utilizá-lo no elenco profissional? Ou teremos que continuar improvisando (e subutilizando) o volante Lucas Romero? Não parece razoável. Como dito pelo Globo Esporte, clubes portugueses já monitoram o jogador. Sua renovação, deste modo, pode estar ameaçada. 

É fundamental que a base seja melhor trabalhada e valorizada. Só assim poderemos nos manter competitivos e financeiramente saudáveis. Portanto, faço aqui um apelo: Não deixem o Lucas Soares sair. Ainda há tempo para renovar com o jogador sem precisar transferir responsabilidades para terceiros depois. Estamos perdendo uma safra inteira de campeões brasileiros sub-20 sem nenhum rendimento técnico ou financeiro. Onde está a preocupação com a situação financeira do clube? E o futuro? No mercado está cada vez mais difícil encontrar bons laterais e perder, de vez, dois jovens promissores da posição será trágico.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro.

#MeDibre

 

Compartilhe