Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Nikão e Bruno Rodrigues encerram jejum de gols em vitória sobre o Santos

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES / CRUZEIRO E.C.

O Cruzeiro finalmente quebrou sua sequência de oito jogos sem vitória no Brasileirão, com cinco empates e três derrotas. Na noite dessa quinta-feira, na Vila Belmiro, a equipe mineira venceu o Santos por 3 a 0, pela 23ª rodada do campeonato. Os gols da vitória foram marcados por Matheus Jussa, Bruno Rodrigues e Nikão. A partida também marcou a estreia do técnico Zé Ricardo a frente da Raposa, que substitui o português Pepa, demitido na última semana.

Além da vitória extremamente importante para as ambições do Cruzeiro no Campeonato, já que a partida eram considerada um “confronto direto” pelo fato do Santos, 17º, estar há cinco pontos do Cruzeiro, 13º, antes do duelo começar. Com o triunfo, a Raposa abriu oito pontos em relação ao Peixe, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Setor tão problemático na equipe, o ataque voltou a funcionar depois de muito tempo. O Cruzeiro durante o jejum de vitórias fez jogos onde mereceu sair de campo vitorioso, mas pecava na falta de pontaria após chances criadas. Dessa vez, na Vila Belmiro, foi diferente. A Raposa voltou a vencer por uma diferença larga de gols em relação ao adversário. A última partida que a equipe marcou três ou mais gols foi no empate diante do Athlético Paranaense, na 17º rodada, dia 27 de julho.

O último jogo que o time venceu por uma diferença importante de gols foi ainda na 6º rodada, em maio, quando bateu o América-MG por 4 a 0, partida em que o centroavante Gilberto marcou pela última vez. Presente no duelo contra o Santos, o atacante novamente não conseguiu fazer a diferença, assim como Mateus Vital. Dois jogadores criticados pela torcida que saíram para entradas de Bruno Rodrigues e Nikão, que fizeram a diferença para o setor ofensivo.

Bruno Rodrigues é artilheiro do Cruzeiro na temporada, com nove gols, e não marcava há dez jogos, desde o empate por 2 a 2 contra o Bahia, na 10ª rodada, período que contribuiu com apenas uma assistência. Passou por altos e baixos, especulações sobre saída, mas permaneceu e saiu do banco para ser importantes.

Mais relevante foi a atuação de Nikão. O meia substituiu Mateus Vital e logo nos dois primeiros minutos em campo colocou Machado e Bruno Rodrigues na cara do gol. O volante chutou pra fora, mas o atacante não desperdiçou. Logo depois, o meia recebeu passe de Marlon pela direita, limpou o marcador e fez um golaço. O jogador não fazia um gol pelo Cruzeiro há oito meses. A última vez havia sido ainda no empate diante do Athletic, pelo Campeonato Mineiro.

Sem poder fazer contratações com a janela fechada, cabe ao técnico Zé Ricardo buscar recuperar alguns atletas que já mostraram em outras oportunidades da carreira que podem ser úteis e contribuir na somatória de pontos. Nikão esteve para sair do clube, mas permaneceu e já havia entrado bem em outros jogos, o que se consolidou de forma definitiva na noite de ontem.

A estreia de Zé Ricardo anima para a sequência. Além do resultado favorável, ele conseguiu causar uma boa impressão com seu desempenho no trabalho. Contudo, há aspectos a serem melhorados, especialmente na organização defensiva, pois enfrentarão um desafio mais rigoroso contra o Fluminense.

No entanto, no momento atual, a conquista mais importante foi a vitória, que proporcionou tranquilidade no início de seu trabalho, e também a reação de atletas que vinham em baixa na temporada, voltando a serem decisivos.