
FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
Em jogo que marcou o retorno da torcida ao Mineirão, ausente desde o início da pandemia pelo Covid-19, em abril de 2020, o Cruzeiro superou o Confiança com gol de Marcelo Moreno, de pênalti, aos 22 minutos do segundo tempo e chegou a 24 pontos em 20 rodadas, abrindo cinco pontos de distância em relação ao Z-4.
Luxemburgo optou por repetir o time que iniciou e venceu o Náutico nos Aflitos. Já o Confiança chegou no Mineirão com o propósito de não sofrer gols e explorar o contra-ataque. Com duas linhas de quatro mais o volante Serginho atuando entre os zagueiros no momento defensivo, o primeiro tempo correu praticamente como um “ataque versus defesa”. Cruzeiro teve 70% da posse de bola, trocou o dobro de passes em relação ao visitante (241 a 103), finalizou ao gol oito vezes (duas no alvo) e conseguiu cinco escanteios, além de ter sofrido 10 faltas, algumas próximas a grande área do goleiro Michael.
Apesar de ter controlado o primeiro tempo, o Cruzeiro teve dificuldade para achar o último passe que quebrasse a forte marcação do Confiança. As melhores chances ocorreram em cobrança de falta de Eduardo Brock e finalização do Claudinho dentro da pequena área, a bola acabou saindo pela lateral. No retorno do intervalo, Luxemburgo lançou Felipe Augusto e Wellington Nem nos lugares de Matheus Pereira e Dudu. As mexidas fizeram efeito e o Cruzeiro voltou insinuante, pressionando o Confiança e chegando bem com dois arremates perigosos de Wellington Nem. Bruno José, aos 8′, e Ramon, aos 13′, quase abriram o marcador. Com absoluto domínio e controle da partida, o gol do Cruzeiro parecia ser questão de tempo.
E ele veio. De pênalti, aos 18′. Em dividida com o goleiro Michael, Wellington Nem caiu na área e o árbitro apontou à marca do cal. Marcelo Moreno cobrou e, com tranquilidade, deslocou o goleiro e chegou ao 5º gol em nove jogos na Série B, assumindo a artilharia do Cruzeiro e se isolando como estrangeiro com mais gols pelo clube, agora com 54 tentos. Luxemburgo lançou Flávio e Marco Antônio, o meia finalizou aos 37′ e exigiu boa defesa de Michael. A melhor chance do Confiança foi aos 50′, em bola cruzada na área que passou por todo mundo e saiu para tiro de meta.
O Cruzeiro fez um grande jogo e premiou os torcedores que foram ao Mineirão após um ano e meio distantes devido a pandemia do Covid-19. Foi a segunda partida consecutiva da defesa – até aqui a segunda pior da competição com 29 gols sofridos – sem sofrer gols e a terceira vitória de Luxemburgo em cinco partidas. O técnico segue invicto sob o comando celeste e soma aproveitamento de 73,3%. O próximo desafio será diante do CRB, às 16h de domingo, 29 de agosto, no estádio Rei Pelé, em Maceió.