O BOM INÍCIO DE MARQUINHOS GABRIEL

Compartilhe

FOTO: FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.

Contratado em janeiro numa oportunidade de mercado após voltar de empréstimo do Al-Nasr, clube que defendeu no segundo semestre de 2018, Marquinhos Gabriel chegou sem muitos holofotes ou expectativas. Não por acaso, já que sua passagem pelo Corinthians foi de altos e baixos. Sem conseguir apresentar o mesmo futebol que o colocou em evidência no Santos, o velocista acabou ficando fora dos planos da equipe paulista, facilitando sua transferência.

De início, acreditava que seria um jogador para compor elenco e entrar durante os jogos para ser uma opção de velocidade e drible, algo que faltou para o Cruzeiro desde o ano passado. Contudo, desde sua estreia contra o Boa Esporte, o jogador vem mostrando uma produção ofensiva interessante e faz a equipe crescer quando está em campo. Com as constantes lesões de David e com características diferentes do Rafinha, vem sendo muito útil em campo.

Em sete jogos do Mineiro, deu uma assistência para gol e 11 passes pra finalização, sendo o 3° do campeonato no fundamento. Nos cruzamentos, é o 5° com 42 feitos (média de 2,1 por jogo) e o 1° no acabamento com 15 certos (35,7% de aproveitamento). Também é o jogador com o maior número de dribles certos do torneio, com 8 (100% de aproveitamento).

Se na construção de jogadas o velocista mostra bons números, ainda está faltando caprichar na pontaria. É o 4º jque mais finaliza no Mineiro, com 13 arremates (5 certos) e 38,5% de aproveitamento. A média é boa e mostra o atacante acertando o gol com frequência, faltando sorte pra bola entrar. Contra a Tombense, esteve perto de marcar, mas teve seu gol equivocadamente anulado. Contra o Tupi, obrigou o goleiro a fazer boas defesas e elevou a produção ofensiva da equipe (confira os números aqui).

Claro que devemos levar em consideração o baixo nível do Mineiro na hora de fazer a análise. Contudo, Marquinhos Gabriel vem entregando mais do que o esperado. Consegue agregar ofensivamente e contribui taticamente para a equipe. Bem adaptado pelo lado esquerdo, mostrou rápido entrosamento com o grupo. É bom lembrar que nem mesmo no fraco Mineiro o Bruno Silva se destacou, então é interessante ver um atleta que chegou em baixa mostrar bom futebol. Que Marquinhos Gabriel siga nesse ritmo, pois será de muita utilidade na sequência da temporada.

* Números retirados do site Footstats.

#MeDibre

Compartilhe