
FOTO: CRUZEIRO E.C/FLICKR OFICIAL
Depois de muita espera e ansiedade, finalmente o dia chegou. O Cruzeiro estreia hoje pela principal competição do continente às 19h desta quinta-feira, contra o Huracán, no “El Palácio”, pela primeira rodada do Grupo B. A partida será transmitida por imagem exclusivamente no Facebook, nas páginas da Conmebol e também do clube celeste. Algo inédito. A pergunta que fica é: o Cruzeiro está pronto pra Libertadores?
É clichê, mas a grande verdade é que a Libertadores é uma competição diferente e é preciso saber jogá-la. Os adversários catimbam, algumas vezes são violentos e a arbitragem muitas vezes é conivente, principalmente em jogos fora do Brasil. Somado a isso, as equipes sul-americanas vem se mostrando cada vez mais bem preparadas taticamente para surpreender os times brasileiros, financeiramente superiores. Analisando os clubes brasileiros que estrearam, o Flamengo superou a altitude de 3,800 metros e bateu o San José, da Bolívia, com Diego Alves protagonista. Foram 8 defesas, 4 dentro da pequena área e 25 arremates da equipe da casa.
O Grêmio, tido como a equipe que joga o melhor futebol do Brasil, empatou na Argentina contra o Rosário Central, time que recentemente demitiu seu técnico Edgardo Bauza e luta contra o rebaixamento. O Atlético Paranaense foi derrotado pelo Tolima, 5º colocado do Apertura, da Colômbia, em um jogo mais parelho. O Internacional sofreu para vencer o Palestino, fora de casa, a mesma equipe que eliminou o Talleres, algoz do São Paulo nos playoffs. O nosso rival foi derrotado dentro do Mineirão para o Cerro Porteño, do Paraguai. O milionário Palmeiras bateu o Júnior Barranquilla fora de casa sem apresentar um grande futebol, finalizando apenas 7 vezes contra 16 da equipe da casa e trocando apenas 197 passes certos, enquanto forçaram 69 lançamentos. A diferença esteve na eficiência. Das 16 finalizações do Júnior, 4 foram no gol, mesmo número dos comandados de Felipão, mas estes fizeram 2 gols.

Artilheiro do elenco celeste em 2019, com quatro gols em cinco jogos, Fred é esperança de gols em Buenos Aires. Foto: Flickr Oficial/Cruzeiro E.C.
O Cruzeiro precisa ser eficiente e não dar sorte para o azar. Não precisa atacar de qualquer maneira, mas é necessário ser cirúrgico quando tiver a oportunidade de matar o jogo. O Huracán é uma equipe mediana, mas que jogará sob forte influência da sua torcida em um estádio acanhado. O momento do Globo não é bom, apenas 1 vitória nos últimos 6 jogos e 9 gols sofridos. Estão em 7º na Superliga, ainda sonhando com uma vaga para Libertadores do ano que vem. Mano Menezes ainda não conseguiu fazer sua equipe apresentar um grande futebol em 2019, empatamos 50% dos jogos disputados no Mineiro. Contudo, agora é o momento de mostrar maturidade. A Libertadores vai começar e queremos o tri.
#MeDibre