Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

“O dia chegou!”: Rafael Sóbis se despede do Cruzeiro e do futebol após uma longa e vitoriosa carreira

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / CRUZEIRO E.C.

Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, estaduais. Difícil pensar em algum campeonato nacional ou internacional que Rafael Sóbis tenha disputado e não tenha levado a taça pra casa. Vitorioso, jogador que “chama título”, como se diz no popular, não seria diferente no Cruzeiro.

E é com uma carreira vitoriosa e marcada por conquistas que Rafael Sóbis se aposenta do Cruzeiro e do futebol. O anúncio veio ontem, após a vitória da Raposa por 2 a 0 contra o Brusque que garantiu a permanência em mais um ano da Série B, diante de um Mineirão cheio. O atacante entrou em campo na segunda etapa e ajudou a equipe a conquistar mais três pontos, até arriscando um belo chute do meio de campo, mas que parou nas mãos do goleiro adversário.

 

Em entrevista ainda na beira do campo, Rafael Sóbis contou que sua ideia era essa: ajudar o Cruzeiro a se livrar de qualquer risco de queda e, com a vitória, se aposentar de vez do futebol. Seus colegas de equipe e a comissão técnica sabiam da decisão, já a diretoria do clube foi pega de surpresa com a aposentadoria um pouco precoce: o contrato de Rafael Sóbis com o Cruzeiro acaba no final deste ano.

“O dia chegou, né?! A vida é assim, o tempo passa, uns têm que sair para outros chegarem. Uma noite especial, com vitória. Eu avisei que se a gente vencesse, se ficássemos mais tranquilos, seria meu último jogo. Então acabou. Fica a história, vou nascer de novo para uma nova vida, e sempre que puder estarei neste estádio. Espero que o Cruzeiro volte o mais rápido possível ao seu devido lugar.”

Em duas passagens pelo Cruzeiro, Sóbis atuou em 176 jogos e marcou 37 gols. São três títulos com a camisa celeste, o bicampeonato da Copa do Brasil (2017 e 2018) e um campeonato mineiro (2018). Também marcou história vestindo a camisa do Internacional, clube que o revelou, Fluminense e Ceará. Fora do Brasil, Sóbis atuou no Bétis, da Espanha, no Al-Jazira (EAU) e foi campeão mexicano pelo Tigres. Pela Seleção Brasileira, Sóbis conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

E é justamente por ter um currículo tão vitorioso e longevo que Rafael preferiu não apontar um único momento marcante em sua carreira:

“Tive uma carreira vitoriosa, então é difícil, eu seria injusto com alguns momentos se escolhesse outros. De ponta a ponta só tenho a agradecer todos os lugares que fui, todas as camisetas que vesti, as culturas que aprendi. Levei muito do futebol, que me ensinou muito. Estou feliz pra caramba e encerrando com uma vitória para coroar um pouquinho.”

Após o jogo, Sóbis foi alçado no ar pelos braços de seus companheiros de equipe. O técnico Vanderlei Luxemburgo também exaltou a carreira e a pessoa Rafael Sóbis em sua coletiva pós-jogo, destacando ainda que um atleta como ele e suas qualidades deve seguir no futebol em outra função:

 “É um jogador que tem uma história bonita e que fatalmente estará no futebol, seja como executivo ou técnico. É um rapaz inteligente, quando você conversa com ele vê que é outro nível. Essas pessoas como o Rafael Sobis não podem se afastar do futebol”.

Rafael Sóbis pelo Cruzeiro:

?️ 176 jogos
⚽️ 37 gols
? 11 assistências

? Campeonato Mineiro
?? Copa do Brasil 2017 e 2018
? Artilheiro da Copa do Brasil 2017