
Após realizar sete contratações nesta janela de transferências de meio de ano, o Cruzeiro chegou a ter 40 jogadores no time principal, incluindo atletas da base. Apesar de ter encerrado o período de contratações, a diretoria intensificou nas últimas semanas os esforços para resolver as situações dos jogadores que não serão aproveitados por Fernando Seabra e, assim, desafogar o elenco.
A tendência é que até o final da janela de meio de ano um time inteiro deva sair e o clube pretende ajustar o elenco para um número de atletas mais próximo do ideal.
Durante o mês de julho foram liberados, entre empréstimos e saídas definitivas, dez jogadores: O zagueiro Neris e o volante Machado foram para o Vitória, enquanto Palacios foi emprestado ao Sport. João Pedro foi por empréstimo ao Mirassol-SP, enquanto Lucas Oliveira e Rafael Elias se transferiram para o Kyoto Sanga, do Japão, até o final do ano.
Stênio, que retornou de empréstimo ao AVS, de Portugal, foi negociado em definitivo com o Karpaty, da Ucrânia. Matheus Davó foi emprestado ao América-MG até o fim do ano, assim como o atacante Rafael Bilu, que fechou com o CRB em definitivo. Outro jovem da base, o atacante Robert foi emprestado ao Copenhagen FC, da Dinamarca.
Até o final da janela, em 2 de setembro, outros atletas fora dos planos devem sair. O volante equatoriano José Cifuentes, será devolvido ao Rangers e deve ser reemprestado ao Aris Thessaloniki, da Grécia.
O zagueiro Weverton, revelado na base do clube e que disputou o Mineiro pelo Athletic, vem realizando trabalhos a parte enquanto define seu futuro, assim como o volante Fernando Henrique, devolvido pelo Vila Nova-GO e fora dos planos do técnico Fernando Seabra.
Quando Cifuentes deixar o clube, o Cruzeiro chegará a 11 saídas na janela. Atualmente, o elenco conta com 29 jogadores de forma efetiva. Além deles, o zagueiro Pedrão, o volante Jhosefer e o atacante Arthur Viana integram em alguns momentos o time de cima, mas ainda servem ao Sub-20 e participam de partidas da categoria.
Jogadores negociados:
Zagueiros: Lucas Oliveira (emprestado para o Kyoto Sanga, do Japão) Neris (em definitivo para o Vitória);
Lateral: Palacios (emprestado ao Sport);
Volante: Filipe Machado (em definitivo para o Vitória)
Atacantes: Stênio (em definitivo para o Karpaty, da Ucrânia) João Pedro (emprestado ao Mirassol) Rafael Elias (emprestado ao Kyoto Sanga, do Japão) Matheus Davó (emprestado ao América-MG), Rafael Bilu (em definitivo para o CRB-AL), Robert (emprestado ao Compenhagen FC).