Após a importante vitória do Cruzeiro por 1 a 0 contra o Fortaleza, o técnico Paulo Autuori conduziu uma coletiva de imprensa onde expressou sua satisfação com o desempenho da equipe. A vitória tirou momentaneamente o Cruzeiro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, e Autuori começou agradecendo aos verdadeiros torcedores que apoiaram a equipe.
“Primeiro parabenizar os jogadores. Os verdadeiros torcedores, não só do Cruzeiro, mas do futebol brasileiro. Essas cenas que nós vimos aí (se referindo ao episódio da invasão na Vila Capanema), não são torcedores. E tem que ser tratados pelos responsáveis, o Estado do Brasil como algo sério. Deixar de populismo e atacar os problemas sérios. Eu sabia que os verdadeiros torcedores estariam espiritualmente aqui conosco. Gostaria de contar com eles nos próximos jogos, é pra eles que trabalhamos”.
Autuori também criticou o populismo no futebol, destacando a importância de focar nas questões reais. “Falou em pressão. Eu acho que a gente tem que parar pra pensar um pouco mais nas coisas que são importantes. Desculpe ser repetitivo. Mas esse populismo de falar o que as pessoas querem escutar, agradar as pessoas, palavras que são necessárias… quando você fala que fechou mais um pouco, não sei se chegou a reparar, mas foi algo circunstancial e não característico.”
Quanto ao tamanho da vitória, Autuori ressaltou que sua dimensão será determinada pelos resultados futuros. “Esse tamanho (da vitória de hoje) vai ser dimensionado se nós ganharmos o próximo jogo (contra o Vasco). Pode ser curto, não adianta ganhar aqui e não ganhar o próximo, ou pode ser enorme.”
O treinador elogiou a coragem e a eficácia da equipe, afirmando: “Se a equipe tiver a coragem que teve hoje, entendendo que faltam seis jogos, nós temos que competir. Não vamos jogar bola, vamos jogar futebol de alta competição. Agora é buscar as coisas da maneira mais efetiva e eficaz possível.”
Autuori abordou a parte psicológica da temporada, destacando a importância do equilíbrio mental. Sobre o desempenho na primeira etapa, admitiu alguns erros táticos: “Cometemos erros. As situações que o Fortaleza criou, foram erros nossos.”
Finalizando a coletiva, Autuori elogiou o desenvolvimento de alguns jogadores, mencionando a possível utilização de jovens talentos como Kaiki e também a entrada de Japa no decorrer do jogo.
“A maneira como nós jogamos. O desenvolvimento de alguns jogadores é o que nos dá tranquilidade, se tiver que usar o Kaiki, se tiver que usar o Japa… mais uma vez referenciar o trabalho que está sendo feito. Se há alguns meses quando eu cheguei eu ouvia ‘não temos jogador’ e hoje estão pedindo os jogadores. O Japa tem um tipo de personalidade que eu o coloco em qualquer circunstância. Parabéns ao sub-20, ao sub-17, ao que hoje é a formação do Cruzeiro.”