PELOS JOGOS A SEGUIR, AINDA É POSSÍVEL ESCAPAR

Compartilhe

Foto: Bruno Haddad/ Cruzeiro/ Flickr Oficial

Faltando 16 rodadas e com 48 pontos em disputa, o Cruzeiro precisa somar 26 para atingir os tão sonhados 45 pontos, um aproveitamento de 54%. Algo bem distante dos 29% que possuímos atualmente, seria uma campanha parecida com a do São Paulo, 7º colocado. Chegou a hora de fazer às contas e, acima de tudo, exigir união e entrega dos jogadores que nos colocaram nessa situação. Precisamos voltar a vencer de qualquer jeito para recuperar o anímico da equipe, já que são cinco rodadas sem vitória. Com Abel Braga no comando, o terceiro na temporada, não há mais desculpas e responsabilidade está com os jogadores.

Nos últimos 8 anos para não ser rebaixado a média foi de 43 pontos (38% de aproveitamento), com 11V, 10E, 16D e saldo de gols superior a -9. Apenas em 2013 e 2016 não foi possível escapar com 43 pontos, sendo 45 a pontuação de corte. Em 2014, o Palmeiras conseguiu escapar com 40 pontos (16º) e tudo indica que o Brasileiro desse ano terá uma pontuação de corte menor devido ao baixo aproveitamento das equipes que lutam contra a degola. Pensando na média dos últimos anos (43), seriam mais 7 vitórias e 3 empates nos 16 jogos restantes, além de um acréscimo de 6 gols de saldo. Ainda temos confrontos diretos de “6 pontos” contra Fluminense (C), CSA (C), Avaí (C), Chapecoense (F) e Fortaleza (C); Equipes que no momento brigam diretamente conosco. São quatro jogos em casa e um fora. Há 1 ano e 4 meses sem vencer fora de casa, chegou a hora de superar mais essa barreira.

De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, depois da derrota por 1 a 0 para o Goiás, o Cruzeiro alcançou 62,5% de chance de queda. Além dos jogos contra os concorrentes diretos, teremos partidas em casa contra o Internacional, atlético-mg, Bahia, São Paulo e Palmeiras. Jogos naturalmente mais difíceis e que dependeremos muito do anímico adquirido após sequência contra Inter, Fluminense e Chapecoense. Temos que observar nesse meio tempo o confronto dos nossos adversários diretos. Por exemplo, o CSA terá pela frente nos próximos 5 jogos: Avaí (C), Inter (F), Goiás (F), atlético-mg (C) e Botafogo (F). Já o Fluminense enfrenta: Botafogo (F), Cruzeiro (C), Bahia (C), CAHP (C) e Flamengo (F). É o nosso adversário mais difícil pois dessas cinco partidas, três serão no Rio de Janeiro, diminuindo o desgaste. Por isso é fundamental vencê-los no Mineirão. Quem puder, vá ao Mineirão pelo CRUZEIRO, não podemos deixar esse time cair. Ainda dá, torcedor.

#MeDibre

 

Compartilhe