
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO
Novo técnico do Cruzeiro, o português Pepa, terá um grande desafio nesta temporada. Além do orçamento limitado para poder ajustar o elenco do Cruzeiro com novas contratações, a comissão técnica precisará utilizar as categorias de base do clube para revelar novos talentos e ter, não só ganho técnico, mas também a possibilidade de negociar ativos e ajudar a situação financeira.
O projeto que integra os atletas do sub-20 ao profissional acontece desde a temporada passada e já rendeu frutos ao clube. Podendo observar de perto os treinos da equipe de base, o ex-técnico da Raposa, Paulo Pezzolano, promoveu inúmeros jogadores à equipe profissional de forma definitiva, alguns que renderam valores importantes, como o caso de Geovane Jesus, vendido ao FC Dallas, da MLS.
Atualmente, o zagueiro Pedrão, o lateral Kaiki, o volante Ian Luccas, o meia Daniel Jr. e o atacante Stênio são alguns desses jogadores promovidos das categorias de base e que fazem parte, de forma recorrente, dos relacionados da equipe profissional.
Em sua coletiva de apresentação, Pepa foi questionado sobre seu modelo de gestão de elenco e como ele vê essa necessidade de utilizar as categorias de base do clube:
“Eu gosto muito. Gosto muito. E sem receio nenhum. Independentemente da idade do jogador, do currículo do jogador, do contrato do jogador, que nem sei e nunca vou saber quanto ganha, isso não me interessa. Sempre tive ao longo da minha carreira muitos jogadores lançados. Mas não é ser lançado por estatística ou pra dizer que foi o Pepa que lançou. Se o miúdo tem qualidade, está preparado. Vamos deixar errar em campo, se tiver que errar, porque essa é a forma de crescimento. Reconheço qualidade no elenco com muitos miúdos, outros também que serão observados e que vão treinar muitas vezes conosco, porque o futuro passa muito por aí.”
Entre seus trabalhos de destaque no futebol português, Pepa foi bastante elogiado por lançar novos atletas no Vitória de Guimarães, como o caso do lateral Afonso Freitas, que chegou a atuar também nas categorias de base da Juventus, da Itália.