FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
O técnico do Cruzeiro, Paulo Pezzolano, falou em sua coletiva após a goleada de 4 a 1 sobre a Ponte Preta a respeito dos desafios que enfrentou na partida, como o time conseguiu buscar a virada e outros detalhes dessa reta final de Série B do Campeonato Brasileiro.
Para além do jogo, Pezzolano também falou sobre os recordes que o Cruzeiro pode bater na competição, após ter o acesso mais rápido da história e foi questionado sobre o planejamento para 2023, revelando ainda não ter iniciado conversas com a diretoria do clube.
Confira na íntegra a coletiva do técnico do Cruzeiro após a vitória desta quarta-feira (28):
Virada e segundo tempo perfeito
“Primeiro tempo sabíamos que teria um campo difícil, muita água, tinha lugar no campo que a bola não rolava. Eles buscaram pressionar, sabíamos que eles jogavam muito curto. Eu acho que nós, como falei pros jogadores, eles no primeiro tempo saíram a jogar com tudo e nós não saímos igual e aí estava a diferença. Eles tiveram um pouco melhor por um momento no primeiro tempo. Mas no segundo tempo, o Cruzeiro passou por cima, ganhamos os duelos defensivos, os duelos ofensivos, utilizamos bem os espaços atrás da linha dos zagueiros e dos laterais deles, convertemos os gols.”
Rafa Silva e planejamento para 2023
“Ele é um jogador diferente, tem qualidades muito boas. Hoje era o jogo para ele, nos últimos minutos, porque a equipe rival estava muito curta e ele é um jogador muito potente. Tem gol. Ainda não vou falar de nenhum jogador se fica ou não fica para o ano que vem. Temos muito para conquistar e fazer. Ainda faltam seis jogos. E ainda não falei nada com a diretoria sobre isso. Eles tem que fazer o melhor, ainda estamos vendo todos, quero ver a competitividade deles. Neste momento, necessitamos de jogadores de cabeça forte. Conseguimos o objetivo mais importante, mas quero ver a competitividade que tem individualmente e coletivamente todos.”
Recordes a serem batidos
“É jogo a jogo. Eu não penso nessas coisas. Mas seria bom de conquistar todos. A única maneira de conquistar isso é no próximo jogo sair a jogar como jogamos no segundo tempo. Decidido, ganhando os duelos, impor dentro do campo agressividade para frente. Tudo que fizemos no segundo tempo temos que fazer no próximo jogo. Se fizermos isso todos os jogos, vamos conquistar coisas mais importantes. Trabalhamos jogo a jogo, dia a dia, até o último segundo do último jogo, a única coisa que peço para eles é competitividade. Sair a cada jogo como se fosse o último e ganhar.”
Título antecipado na rodada
“Deus queira! Não queremos pensar nisso antes, porque gera ansiedade. Sabemos que se ganhar o próximo jogo, sairemos campeões. Mas temos que pensar em como ganhar o próximo jogo. Penso em que eles sigam melhorando, porque faltam mais de um mês para o fim da competição.”
Opção por dar rodagem a jogadores
“Eu posso falar que em muitas posições temos jogadores interessantes que cresceram muito. Uma competição interna muito boa, muito interessante. O que eu faço é colocar os melhores para iniciar o jogo. Fico contente por eles, não é fácil estar fora, mas sempre procuramos que os que estão fora treinem como se fossem jogar o próximo jogo. Hoje muitos não vieram, mas treinaram muito bem ontem. Fico tranquilo com isso, se vê que estão treinando bem. Parabéns a todos eles.”
Jajá de fora por indisciplina
“Sempre acontece alguma coisa. É futebol. Todos cometemos erros. Jajá é um excelente jogador, excelente pessoa, profissional muito bom, mas acontece. Todos cometemos erros. Estamos tranquilos, todos juntos. Temos que assimilar o erro dele, como se fosse de todos nós. O erro de um é o erro da equipe. E vamos ver se vai para o próximo jogo. Eu como jogador também cometi erros. A mensagem é para que aprenda, sim? É um jogador impressionante.”
Escalação inicial
“Eu vou colocar os que estão melhor. Quero ganhar até o último jogo. Eu vou errar. Nós nos vemos todos os dias, treinando e tudo. Se você está treinando 300 dias com a comissão técnica, vemos muito mais que um jogo. Alguns, sim, merecem estar jogando mais, mas nessa posição tenho um outro melhor. Mas você tem que escolher 11 e tentar escolher os melhores. Jogue quem jogar, quero ganhar até o último jogo. Amistosos como se fosse final.”
Folga nos próximos dias?
“Amanhã não treinamos, mas depois de amanhã já treinamos. Já demos muita folga, já tiveram dois dias. É muito. Todos trabalhamos nos dias da semana, né?!”