PODERIA TER FEITO MAIS, OBRIGADO POR TUDO E BOA SORTE

Compartilhe

Imagine por um instante você como dirigente do Cruzeiro Esporte Clube. Você tem a caneta na mão, e vai ser o responsável para fazer o planejamento para a temporada 2019, o que inclui a montagem do elenco. Na busca por reforços, te oferecem um atacante que marcou 11 gols nos últimos 2 anos e meio. Aí você pensa: ”é muito pouco gol para um atacante, talvez ele tenha jogado pouco”. Aí você puxa a ficha e descobre que ele atuou em média 63 minutos em cada um dos últimos 116 jogos que disputou. E marcou apenas 11 gols. Contrataria este atacante? Você vai entender logo o motivo da pergunta.

No dia 23 de junho de 2016, o Cruzeiro em uma temporada muito fraca, flertando com o rebaixamento, anunciou Rafael Sóbis. O atacante de 31 anos custaria R$ 17 milhões pro clube celeste, por um contrato de 3 anos (que se encerrará em julho de 2019, daqui a pouco mais de 7 meses). Um reforço de peso, nome carregado de grife e de taças no currículo. Hoje, 2 anos e meio depois, e com contrato se aproximando do fim, analisamos a passagem do jogador pelo Time do Povo.

São 3 títulos conquistados nesta passagem: Copa do Brasil 2017, Mineiro 2018 e Copa do Brasil 2018. Para o jogador, uma passagem de sucesso. E para o clube? A coluna de hoje te convida a raciocinar sobre o tema.

Desde que chegou ao Cruzeiro, Rafael Sóbis disputou 116 jogos. Muitos jogos como titular, e mesmo quando reserva, é muito utilizado pelo maestro da orquestra (e especialista em copas), Luís Antônio Venker Menezes, o Mago. O que dá a Rafael Sóbis uma média de 63 minutos em campo em cada um destes 116 jogos.

Nestas partidas, Sóbis marcou um total de 24 gols. Aí o leitor mais emocionado, que é 100% apoio incondicional, vai gritar: ”ENTÃO PORQUE VOCÊ FALOU DE 11 GOLS ALI NO COMEÇO, SEU %$^&*@!” – Acalme o coração! Quando fazemos um recorte de gols marcados apenas contra times de primeira divisão, chegamos aos 11 gols marcados.

Aí o mesmo emocionado (que provavelmente é mais cruzeirense do que eu e etc) vai começar com um ”AH MAS ELE FOI ARTILHEIRO DA COPA DO BRASIL EM 2017, VOCÊ NÃO PASSA DE UM CORNETA MODINHA E INGRATO” – Verdade! Rafael Sóbis marcou 5 gols na conquista do penta em 2017: foram 4 gols contra o Murici-AL e 1 gol contra o São Francisco-PA. Decisivo para a conquista?

Artilheiro da Copa do Brasil 2017: Murici-AL e São Francisco-PA foram as únicas vítimas de Rafael Sóbis na conquista do Penta

Segue um Raio-X dos gols de Rafael Sóbis pelo Cruzeiro, desde 2016, apenas contra times da elite do futebol (brasileiro e internacional):

Campeonato Brasileiro 2016
Cruzeiro 4×2 Internacional (3 gols)
Cruzeiro 4×2 Fluminense (1 gol)

Campeonato Brasileiro 2017
Cruzeiro 3×3 Grêmio (1 gol)
Cruzeiro 2×0 Coritiba (1 gol)
Atletico-GO 1×2 Cruzeiro (1 gol)
Grêmio 0x1 Cruzeiro (1 gol)

Libertadores 2018
Cruzeiro 7×0 Universidad do Chile (1 gol – o sétimo da goleada)

Brasileirão 2018
Cruzeiro 1×0 Palmeiras (1 gol)
Paraná 1×1 Cruzeiro (1 gol)
Cruzeiro 3×1 Paraná (1 gol)

Conclusão: 8 times que disputavam a 1ª divisão no momento do confronto, levaram gols de Rafael Sóbis. Destes 8 times, apenas 4 estão garantidos na elite do futebol em 2019. Um detalhe: desde que chegou em 2016, Rafael Sóbis disputou 10 competições que contavam com clubes que se encaixam no nosso recorte. Apenas em 4 destas competições, ele balançou as redes. Além disto, não marcou gols em clássicos estaduais e não marcou gols em nenhuma partida de mata-mata.

De contratação muito comemorada (pelo menos por este colunista), à um dos piores custo-beneficio que atuaram com a camisa do Cruzeiro nas últimas décadas. Hoje, quase 2 anos e meio depois, é a minha avaliação da passagem de Rafael Sóbis pelo Cruzeiro. Nada pessoal contra o jogador, que segundo informações tem a sua importância dentro do vestiário, mas o desempenho DENTRO DE CAMPO é muito abaixo do que se espera de um atacante do calibre, custo e currículo de um Rafael Sóbis.

E a sua avaliação, qual é? Renovaria o contrato? A Diretoria e Comissão Técnica devem se fazer a mesma pergunta, pois em janeiro o jogador estará livre para assinar um pré-contrato com qualquer clube e não recuperaremos nada dos mais de R$ 33 milhões investidos apenas na compra dos direitos e em salários com o atacante. Temos que ter inteligência, Sóbis tem o seu valor e ainda pode ser útil (para outros clubes).

#VamoQueVamo

Fotos: perfil oficial do Cruzeiro/twitter

Compartilhe