PRA MANTER O BOM MOMENTO

Compartilhe

FOTO: CRUZEIRO E.C./FLICKR OFICIAL

O Cruzeiro enfrenta o Emelec, fora de casa, para manter 100% de aproveitamento na principal competição do continente, o título mais desejado pela torcida. Permanecer entre os melhores na fase de grupos é importante para pleitear a melhor campanha e disputar, até às semifinais, o segundo jogo em casa. Com Mano Menezes, sabemos da importância dessa arma. Os equatorianos lutam pela primeira vitória, já que empataram fora de casa contra o Deportivo Lara e em casa contra o Huracán, sem marcar gols em ambos os jogos.

A instabilidade dos equatorianos, comandados pelo técnico Mariano Soso, gera muita desconfiança nos torcedores locais. Vice-campeão nacional, O Emelec ocupa atualmente o 10º lugar na Liga Equatoriana. Em 7 partidas, foram 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Marcaram 6 gols e sofreram 5. Enquanto o Cruzeiro teve 100% de aproveitamento no mês de março, vencendo seus 7 jogos, marcando 19 gols e sofrendo apenas 2, os “Elétricos” jogaram 6 partidas, com 2 triunfos, 3 empates e 1 derrota. Balançaram às redes em 4 oportunidades e foram vazados 3 vezes.

A baixa média de gols demonstra a dificuldade tática da equipe, dotada de bastante força física e velocidade pelos lados, mas que ainda carece de um jogo mais eficiente com a bola. Os destaques são o goleiro Dreer (37 anos), ídolo dos torcedores com mais de 300 jogos disputados, o lateral/extremo direito Romário Caicedo (28), forte no apoio e com bom cruzamento (marcou 6 gols e deu 9 assistências em 71 jogos), Brayan Angulo, camisa 9 de 23 anos. Já marcou 58 gols e deu 21 assistências em 136 jogos. Forte, bom finalizador e sabe se posicionar na área. Lembra um pouco o Sassá. Além deles, vale ficar de olho nos velocistas Billy Arce (20), rápido e habilidoso, fez boa Libertadores pelo Del Valle em 2018, foi adquirido pelo Brighton e está no Emelec por empréstimo, e Bryan Cabezas (22), teve rápida passagem pelo Fluminense, sem muito brilho.

Com 6 pontos conquistados em 2 jogos, o Cruzeiro está ao lado de Internacional, Flamengo, Cerro Porteño, Palmeiras e Libertad na disputa pela melhor campanha. Os paulistas lideram pelo saldo de gols (5), seguidos pelos paraguaios do Libertad (4). O Maior de Minas está empatado no saldo com Flamengo e Inter (3). Ao lado do Palmeiras (enfrenta o San Lorenzo), será a única equipe que jogará fora de casa, enfrentando um adversário mais acessível. Os cariocas enfrentam o Peñarol, Cerro enfrenta o Nacional, Libertad encara o Rosário Central e o Inter confrontará o River Plate, atual campeão do continente.

Claro que o empate não será um resultado ruim, pois mantém os comandados de Mano Menezes isolados na liderança do grupo com 4 pontos de diferença em relação aos equatorianos. Contudo, se buscamos a melhor campanha da competição, é importante ambicionar a vitória, pois os outros adversários com o mesmo número de pontos terão confrontos mais difíceis, com exceção talvez do Flamengo. Claro que o momento ruim dos equatorianos não pode causar uma falsa sensação de facilidade – vimos o perigo desse sentimento contra o Deportivo Lara – mas somos perfeitamente capazes de utilizar a fase delicada do adversário ao nosso favor. Temos um elenco experiente e acostumado com esse tipo de situação.

#MeDibre

Compartilhe