
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
O presidente da associação do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, publicou um edital convocando conselheiros e associados para votar uma mudança no estatuto social do clube. A mudança prevê, entre outras coisas, a diminuição do tempo de mandato dos conselheiros natos para poderem se candidatar ao cargo de presidente da associação.
O edital detalha as alterações propostas nos artigos 13, 17, 19 e 26, todos referentes à definição dos pleitos de conselheiros e presidente executivo da associação. Uma das alterações que mais chama a atenção, diz respeito ao tempo em que um associado na condição de conselheiro nato precisa de ficar nesta condição para se candidatar ao cargo de presidente. A informação da mudança proposta foi divulgada inicialmente pelo portal Superesportes.
Atualmente, o artigo 26, parágrafo 1º, diz que “o cargo de Presidente e Vice- Presidente do Cruzeiro Esporte Clube é privativo de associado integrante do quadro de Conselheiro Benemérito ou Nato com, no mínimo de 3 (três) mandatos completos e ininterruptos como Conselheiro.” A mudança proposta no edital quer a diminuição desse tempo para 2 mandatos completos e ininterruptos, ou seja, o associado precisaria estar há seis anos na condição de conselheiro nato.
Outro mudança que chama a atenção diz respeito ao artigo 17, parágrafo 2º, que determina a condição de “mandato completo” como o que perdura por três anos ininterruptos. Veja como é hoje e o que propõe o presidente da associação:
O que propõe o edital:
A mudança acaba favorecendo o grupo político que atualmente está na condição de situação, abrindo espaço para uma manutenção da atual corrente que decide a favor da associação. Você pode conferir o edital na íntegra abaixo: