FOTO: JOSIAS PEREIRA / SUPERFC
Os bastidores do Cruzeiro seguem agitados nos grupos de whatsapp ligados ao pleito de 2020. Paulo Pedrosa, atual presidente do conselho fiscal apoiado por Wagner Pires de Sá, enviou um áudio destinado a conselheiros e torcida. No áudio (que você pode conferir abaixo) Paulo diz ser a favor das eleições acontecerem e sugere que caso as mesmas sejam adiadas, ele estaria pronto para assumir como presidente do Cruzeiro e convocar as eleições pra junho de forma imediata.
É preciso deixar claro que no estatuto do Cruzeiro não há qualquer previsão de que o presidente do conselho fiscal assuma o cargo máximo do executivo do clube ou ganhe atribuições para convocar eleições. Paulo Pedrosa também é candidato à presidência do conselho deliberativo – informação antecipada pelo portal Superesportes há cerca de um mês e reforçada no próprio áudio (você pode conferir a matéria clicando aqui).
Outros possíveis candidatos à presidência do conselho gestor – que irão concorrer contra Paulo Pedrosa – são Paulo Sifuentes, ex-desemargador e Giovani Baronni, empresário. Esse último, inclusive, aparece como forte nome de oposição pelo seus posicionamentos contra o mandato de Wagner Pires de Sá em 2019.
Vale ressaltar que Paulo Pedrosa preside atualmente o conselho fiscal do Cruzeiro – eleito após uma renúncia coletiva do antigo conselho em 2019 – assumindo o posto depois das denúncias veiculadas tanto pelo Fantástico, quanto pelo DMD. Entretanto, de acordo com ele e o conselho fiscal, ainda em agosto de 2019, não constatou problema com as contas do Cruzeiro, conforme você pode conferir em matéria da época (clicando aqui). Na época, a eleição da chapa eleita causou controvérsia por conta do lobby feito pelo ex-presidente Wagner Pires de Sá.
Nossa reportagem entrou em contato com Paulo e confirmou a veracidade do áudio.