
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Apesar de todas as dificuldades financeiras e administrativas que o Cruzeiro atravessa, a pré-temporada começou desde o último dia 6 e o trabalho vem sendo forte na Toca da Raposa II. O conselho gestor terá uma missão dura de encontrar uma saída para os atletas que mesmo após negociarem novos salários permanecem com vencimentos acima do que o clube pode arcar e dificilmente seguirão no elenco. Esse é um desejo do técnico Adilson Batista para poder definir seu grupo e trabalhar com base nele.
Essa lista passa por nomes como os atacantes Fred e Sassá (segundo Zé Elias da ESPN Brasil, Coritiba está interessado na sua contratação), Dedé, Edílson, Ariel Cabral e Rodriguinho. A intenção é que os problemas que aconteceram no vestiário em 2019 não volte a acontecer nesse ano e, para isso, é importante definir o destino dos principais envolvidos e de outros que oneram a folha. O meia Rodriguinho ainda é uma incógnita. Para permanecer, terá que aceitar uma diminuição de salário brusca e aí sim faria parte dos planos da comissão técnica – o jogador é um dos nomes que agrada a todos. Mesma situação do argentino Ariel Cabral.
Após o fim da Copa São Paulo, sete atletas que estão com o time de juniores serão integrados ao elenco: Paulo, Alisson e Jonathan (zagueiros); Jadsom (volante); Marco Antônio e Caio Rosa (meias) e Thiago (centroavante). A intenção de Adilson Batista é agregar a juventude dos jovens da base com alguns atletas experientes que já aceitaram a redução salarial, casos de Léo e Manoel, além de Rafael e Fábio que também deve seguir no clube. O primeiro esboço de time teve Fabio (Rafael), Weverton, Cacá, Léo (Manoel) e Rafael Santos; Adriano e Ariel Cabral (Edu), Welinton, Rodriguinho, Maurício e Popó. O esquema utilizado foi o 4-2-3-1. O jovem zagueiro Edu atuou mais adiantado como volante, algo que também já fez na base. Ramon, recém chegado do Vitória, também consegue fazer a função. Esse esboço, no entanto, pode sofrer mudanças devido a eventuais saídas.
O segundo time esboçado no treino utilizou o 4-4-2/4-2-4 com Maurício pela direita podendo inverter de posição com Welinton ou trabalhar pelo meio, Popó e Judivan com liberdade para movimentar no ataque e Edu, Ramon ou Arthur fazendo o meio-campo com Adriano devido a indefinição de Ariel Cabral. Manoel e Cacá ou Léo fizeram dupla de zaga. Pelo que acompanhamos nos treinos esse é o time que pode iniciar o Campeonato Mineiro com acréscimo dos atletas da base que ainda estão na Copa São Paulo, como o volante Jadsom. O meia Everton Felipe, emprestado pelo São Paulo, também virará opção para atuar pelo lado direito ou por dentro do meio. O centroavante Santiago Trellez, que estava no Internacional e Jonathan Gómez (CSA) foram oferecidos e estão sendo avaliados, o clube pretende dividir seus vencimentos.
A intenção da comissão técnica é dar oportunidade a quem está no clube há muitos anos e não teve tantas chances, casos de Judivan, Arthur e Welinton. Outros garotos como Weverton, Rafael Santos, Cacá, Adriano, Edu, Maurício e Popó tem agradado nesses primeiros dias de treinamento e são com eles que daremos início a esse novo Cruzeiro. Um time jovem, mas com intensidade e vontade de reconstruir a Instituição depois de uma gestão devastadora.
#MeDibre