FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
Se o Campeonato Brasileiro da Série B de 2020 tivesse começado nas últimas 10 rodadas, quando o técnico Felipão assumiu o Cruzeiro, nesse momento o clube seria o líder da competição, com 21 pontos conquistados. São 6 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota com o técnico pentacampeão do mundo no comando. Como o campeonato já começou há bastante tempo, a Raposa ocupa a 11ª colocação, fazendo uma campanha de recuperação após um primeiro turno abaixo do que se esperava.
Mas a torcida do Cruzeiro parece ter conquistado uma aliada valiosa: a matemática. Se antes a preocupação era se afastar da zona do rebaixamento, agora, a realidade pode trazer um pouco mais de otimismo. De acordo com o site de probabilidades feito pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a chance do Cruzeiro ser rebaixado para a série C do Campeonato Brasileiro é de apenas 1,1%. Com 34 pontos, o Cruzeiro precisaria de apenas 4 vitórias (12 pontos) para atingir a pontuação média (46 pontos) que com certeza evitaria a queda do clube.
Com a tranquilidade de não ter mais que se preocupar tanto com um possível descenso, o time pode pensar em alçar voos maiores. Isso porque, com o bom retrospecto recente e o aproveitamento de 70% nas últimas 10 rodadas, o Cruzeiro viu sua probabilidade de acesso chegar aos 5,9% – um salto considerável, uma vez que antes do clássico contra o América, na 25ª rodada, essa mesma estatística estava abaixo de 1%.

Probabilidade de acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro (Dep. de Matemática – UFMG)
Apesar de manter o discurso de “pés no chão”, Felipão sabe que a tendência é o time encaixar cada vez mais e buscar posições na primeira página da tabela, fazendo justiça ao elenco que tem.
As contas para subir:
Se quiser figurar entre os 4 primeiros colocados do Campeonato Brasileiro da Série B, a arrancada que o Cruzeiro terá que fazer não é necessariamente uma novidade. Em 2009, após perder a Libertadores em casa para o Estudiantes, o time treinado por Adilson Batista amargava a 13ª colocação no final da 26ª rodada, com 35 pontos – hoje, na série B, o time é o 11º com 34 pontos – e terminou o campeonato em 4º com 62 pontos conquistados, conseguindo a vaga pra Libertadores do ano seguinte.
O desempenho, nesse caso, terá que ser parecido com o que aconteceu há 11 anos. Para atingir uma pontuação que garanta o acesso, são pelo menos 9 vitórias e 1 empate nas próximas 12 rodadas, o que garantiria ao clube 62 pontos: pontuação semelhante a atingida em 2009, que levou o clube à Libertadores e a mesma pontuação atingida pelo 4º colocado da Série B em 2019 (Atlético-GO).
E para atingir essa pontuação, o Cruzeiro terá que começar amanhã por um adversário complicado: o CRB. O time treinado por Felipão terá de reverter a escrita de não ter vencido o time de Alagoas esse ano. Em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro e duas partidas pela 3ª fase da Copa do Brasil, foram 3 jogos com 2 empates e 1 derrota.