Com protagonismo de jovens em melhor atuação do ano, Luxa ressalta confiança: “Nunca tive medo de por pra jogar”

Compartilhe

FOTO: CORITIBA FOOTBALL CLUB

O Cruzeiro foi ao Couto Pereira na noite de ontem, venceu, convenceu e apresentou sua melhor atuação da temporada diante do líder da Série B, surpreendendo até mesmo o cruzeirense mais otimista. Com um início arrasador marcando dois gols em sete minutos, controlou as ações com um posicionamento defensivo impecável, contou com o goleiro Fábio em grande atuação quando exigido – defendendo um pênalti de Léo Gamalho, antigo carrasco – e, principalmente, com protagonismo dos atletas mais jovens.

Mais uma vez, o técnico Luxemburgo optou por escalar os garotos na equipe titular. Matheus Pereira, Lucas Ventura, Adriano Vitor Leque e Thiago. Com exceção do lateral-esquerdo, substituído na segunda etapa com Felipe Augusto, todos tiveram atuação de destaque e foram fundamentais na vitória da Raposa. Vitor Leque manteve sua sequência de boas partidas e deu duas assistências. Ao todo, soma 1 gol e duas assistências em quatro jogos pelos profissionais. Além disso, teve papel fundamental no balanço defensivo, auxiliando Rômulo pelo lado direito.

Adriano, além do gol marcado, deu equilíbrio defensivo ao meio-campo e teve grande atuação ao lado de Lucas Ventura. O volante apresentou grande desgaste físico nos minutos finais, mas contribuiu tanto na defesa quanto principalmente na construção de jogadas. Atuando com mais liberdade dada pro Luxemburgo, aparece mais vezes na área adversária. Errou apenas quatro passes e efetuou dois desarmes. O grande destaque tático da equipe foi Thiago. Bastante dedicado sem bola, ajudou a fazer pressão nos zagueiros adversários, venceu vários duelos pelo alto conquistado a primeira bola, além de servir os companheiros sendo o alvo das transições ofensivas atacando a profundidade.

Durante a coletiva pós-jogo, Luxemburgo explicou que esse processo passa pela confiança que vem dando aos garotos, além de afirmar que não tem medo de colocá-los pra jogar. Além dos que entraram em campo, o comandante relacionou o jovem Vitor Roque, de apenas 16 anos, pela primeira vez. O centroavante ficou no banco durante a partida.

Esse negócio de garotada, hoje em dia não tem problema. Nunca tive medo de colocar garoto pra jogar não. Eu boto e eles tem que jogar. Passar confiança pra eles, deixar a vontade. As vezes minha presença que é muito forte pode até inibir, então participou das brincadeiras com eles, tentando deixar o ambiente mais leve. De quinta-feira pra cá, fomos deixando as coisas bem leve, um bom treino na quarta, na quinta, e preparado pro jogo. Essa molecada está de parabéns, mas estamos distante ainda. Jogamos uma decisão hoje e depois tem outra na terça. O importante é que avançamos na tabela e adquirimos respeito do adversário, finalizou o técnico.

A última vitória por três gols de diferença do Cruzeiro na temporada foi ainda no Campeonato Mineiro, quando superou a Patrocinense por 4 a 0 na última rodada da fase de grupos. Na Série B, o recorte terá que ser feito ainda no ano passado, quando o time venceu o Brasil de Pelotas por 4 a 1 na 26ª rodada. Luxemburgo chegou ao 14ª jogo pelo comando da Raposa nessa terceira passagem, atingindo um aproveitamento de 59,5%. Contando apenas os pontos somados com o experiente treinador, o time só estaria abaixo do Coritiba na classificação. Porém, devido ao péssimo início de campeonato, o acesso ainda é uma missão muito difícil. Restando nove rodadas, a equipe precisa de vitória em praticamente todos os jogos.

Compartilhe