
Em coletiva na Toca da Raposa 2, que marcou o retorno da equipe após 10 dias de folga devido a parada para Copa do Mundo, o vice-presidente de futebol Itair Machado garantiu que estão trabalhando para melhorar o plantel buscando reforços para posições carentes do atual elenco.
“Vamos conseguir para agora (uma grande contratação para o Cruzeiro)? Não sabemos. Precisamos de grandes contratações agora? A gente sabe que até para você trabalhar com futebol muitas das vezes você segue o que o torcedor fala que está certo. O Cruzeiro precisa ter um outro meia que tenha características do Thiago Neves, porque quando ele não joga a gente sente que está faltando um meia original no time. E quando não tem o David e o Arrascaeta saiu agora, nós sentimos sim a falta desse jogador de velocidade pelas pontas. Estamos atentos a isso, só que não adianta trazer o “Manoelzinho ou o Joaquinzinho”, temos que trazer um jogador que vai chegar aqui e resolver”.
A leitura do vice-presidente está correta. Realmente, o elenco necessita de mais um ponta velocista além do David e um substituto para o Thiago Neves. Com a ida do Arrascaeta para Copa do Mundo, o camisa 30 teve que jogar com problemas físicos e notamos como seu desempenho foi abaixo do esperado. Se tivéssemos um bom reserva, isto não teria sido necessário.

Itair Machado está correto ao identificar às carências do elenco. Porém, concentra forças em Ricardo Goulart. É necessário? Foto: Vinnicius Dias/ Cruzeiro E.C.
Contudo, percebe-se um grande interesse em buscar a contratação do meia Ricardo Goulart, atualmente no Guangzhou Evergrande, da China. Confira a matéria feita pelo globoesporte aqui. Será que é realmente necessário investir tanto dinheiro em apenas um atleta que, na teoria, atua na mesma posição do Thiago Neves? Goulart é um ídolo do torcedor cruzeirense, possui uma linda história com a camisa azul e sua volta seria bastante comemorada. Particularmente, sou fã declarado do jogador desde a sua primeira passagem, mas quando olho para o elenco, não consigo ver na contratação do Goulart a solução dos problemas. Hoje, a necessidade é por um velocista.
A operação Ricardo Goulart custaria 15 milhões de euros, pagos em três parcelas. Seu salário seria de R$ 1,8 milhões/mês, além de uma comissão no valor de R$ 12 milhões. O Cruzeiro já fez um empréstimo bancário no início do ano pagar quitar débitos deixados pela gestão anterior com jogadores e manter os salários em dia dando como garantia a cota de televisão (confira aqui). Ou seja, não há dinheiro em abundância para investir. Sendo assim, faria mais sentido trazer um jogador de velocidade, para ser titular e resolver nossos problemas.

Posicionamento de Ricardo Goulart no Cruzeiro de 2014. Centralizado, atrás do centroavante, buscando atacar os espaços vazios. Foto: A Prancheta Tática.
Goulart é um jogador de força física que se destaca pela chegada a área adversária como elemento surpresa. Seja de cabeça ou finalizando com os pés, possui facilidade em atacar os espaços e identificar pontos cegos deixados pela defesa adversária. Seu forte nunca foi o drible e sim inteligência na movimentação e desmarques. Apesar de ser diferente do Thiago Neves, este um meia que também tem qualidade na finalização, mas que gosta de circular e ditar o ritmo de jogo do time, atuam na mesma faixa do campo. Em um 4-2-3-1, são o meia central encostando no centroavante. Fora desta posição, não rendem em absoluto.

Posicionamento base do Thiago Neves demonstra que haveria um conflito no posicionamento para encaixar o Goulart na equipe. Foto: Chute Cruzado.
Não faço uma crítica direta ao trabalho do Itair em tentar buscar um ídolo do torcedor. De certo modo, até entendo seu interesse. Se pudesse deixar um conselho, diria para pensarem em um jogador que preencha a lacuna que o elenco necessita. Como o próprio vice-presidente citou de forma correta na coletiva (mostrada acima), um jogador de velocidade nos atenderia muito mais do que o retorno do Goulart. Para 2019, poderiam retomar a pauta de repatriar o atleta. Hoje, o grande reforço que o Cruzeiro precisa é a qualificação do seu elenco com jogadores pontuais para posições carentes.
Saudações celestes!
#MeDibre