
FOTO: GERALDO BUBNIAK / FLICKR / PARANÁ
O Cruzeiro surpreendeu e anunciou na tarde desta última quarta-feira (20) seu primeiro reforço visando a temporada de 2023. Trata-se do zagueiro Hueglo dos Santos Neris, ou só Neris, de 1 metro e 90 de altura, 30 anos e revelado no futebol catarinense. O zagueiro estava atuando no Al-Hazm, da Árabia Saudita.
Neris se destacou nas categorias de base do Camboriú, clube de Santa Catarina, tendo passagens no Brusque e no Avaí, até ser contratado pelo Barra. Seu primeiro momento de relevância no futebol profissional foi quando acertou com o tradicional Santa Cruz, quando ajudou o time a subir de divisão e disputou a Série A do Campeonato Brasileiro no ano de 2016.
Sua temporada acabou gerando a atenção de outros clube e o jogador, que ainda pertencia ao Barra, foi emprestado ao Internacional, mas acabou atuando em apenas 2 partidas com a camisa colorada. Parte dos problemas que enfrentou no clube gaúcho se deu por conta de lesões. Sem espaço com o técnico Zago, foi novamente emprestado, mas dessa vez ao Sport e seguiu sem conseguir atuar.
Em 2018, o zagueiro foi emprestado ao Paraná, onde atuou em boa parte do campeonato estadual e algumas rodadas do Campeonato Brasileiro. Seu último jogo no time paranaense, antes de se transferir para o futebol Europeu, foi justamente contra o Cruzeiro. O zagueiro esteve em campo no empate em 1 a 1, jogo válido pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro daquela temporada.
Neris viveu seu melhor momento da carreira em Portugal. Após deixar o Brasil, o zagueiro se acertou com o Boavista e ficou por lá durante duas temporadas, atuando em 62 partidas no período entre 2018 e 2020, marcando 2 gols e assinalando 2 assistências (números retirados do site OGol). Após a passagem no Boavista, foi Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, onde ajudou o time a chegar às semifinais da copa local e com uma campanha mediana na liga árabe.
Recentemente, o jogador foi emprestado ao Al Hazm, da Árabia Saudita. Na ocasião, Neris foi um dos atletas que mais atuou na temporada (26 jogos) mas não conseguiu ajudar o clube, que foi o lanterna da liga saudita e terminou rebaixado à segunda divisão.
Neris chega ao Cruzeiro com as características de ser um zagueiro alto e de grande porte físico, além de ter grande experiência. A princípio, chega para disputar posição com Eduardo Brock e Lucas Oliveira, dupla que já está confirmada para a temporada de 2023.