RAIO-X DO CRUZEIRO QUE JOGARÁ A COPA SÃO PAULO

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO/CRUZEIRO

O Cruzeiro estreia nesta sexta-feira, às 17h, contra o Trindade pelo Grupo 27 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em busca do bicampeonato, esse ano a competição terá uma importância ainda maior para o clube pois é dessa equipe que reforçaremos o plantel principal diante de todos os problemas que atravessamos pela grave crise financeira. É o momento de ficarmos por dentro de tudo que está acontecendo no time e quem são os principais destaques para subir e ajudar no profissional. No ano passado, a equipe foi eliminada nos pênaltis nas quartas de final para o São Paulo que acabou campeão. Ricardo Resende, hoje na comissão técnica fixa do profissional, deu lugar a Célio Lúcio, ex-zagueiro do clube com muita história e que está na comissão técnica da base desde 2010. Será sua primeira Copinha como treinador.

O time fez alguns amistosos preparatórios contra equipes que estarão no torneio antes de viajar já que não disputou a Copa-RS que aconteceu em dezembro. Dentre eles, superou o América-MG por 5×2 e também goleou a equipe de Capital-TO pelo placar de 5×1. Mesmo inscritos, o zagueiro Edu, o meia Maurício e o atacante Vinícius Popó não jogarão a competição pois já estão com o grupo principal. Já o volante Rômulo não teve seus direitos econômicos adquiridos junto ao Desportivo Brasil e retornou ao clube.

Os adversários do Cruzeiro no Grupo 27 : Trindade (03/01 – 17h), Sergipe (07/01 – 17h) e Oeste (10/01 – 17h).

TIME BASE

Esse é o time base que atuou nos amistosos preparatórios mas que pode ser modificado devido a polivalência de alguns jogadores e também pelas disputas de posição e rodízio pela sequência de praticamente um jogo a cada dois dias. No ataque, Alexandre Jesus é o atacante de velocidade que atua pela direita, mas pode dar lugar a Alejandro que joga aberto ou centralizado como meia (trocando com Marco Antônio). No meio, Guilherme Liberato é o favorito para iniciar jogando. Outra opção é o zagueiro Jonathan Monteiro ser adiantado para atuar como volante e, com isso, Jadsom faria o lado direito, deixando Alejandro com a missão de armar às jogadas da equipe. Na defesa, o lado direito conta apenas com o recém chegado Valdir que é da posição. No entanto, Guilherme Liberato e Riquelmy (volantes) conseguem atuar por ali caso necessário. O técnico Célio Lúcio costuma utilizar o 4-2-3-1 (conforme imagem) e também pode variar para o 4-4-2. O Cruzeiro vai pra Copinha com uma equipe bem jovem. Os mais experientes são Marlon, Matheus Pereira, Valdir, Jonathan Monteiro e Marco Antônio, nascidos em 2000 (19 anos) e que estão no último ano da competição. O mais jovem é Stênio, com apenas 16 anos (2003).

DESTAQUES: 

Denivys (goleiro)
Fará sua estreia na Copinha. Está no Cruzeiro desde o pré-mirim e se destaca pela agilidade, reflexos, saída do gol e um jogo com os pés muito efetivo. É tido como uma das grandes promessas do clube e ganhou a titularidade com a subida do Vinícius para o profissional.

Matheus Pereira (lateral esquerdo)
É verdade que durante a última temporada o lateral não evoluiu como o esperado depois de uma ótima Copa São Paulo, mas vale a atenção pois é uma das principais armas ofensivas da equipe. Com velocidade, boa condução de bola e capacidade de chegar à linha de fundo ou trabalhar por dentro com passes curtos. Seu principal defeito está na marcação/recomposição e nos embates físicos. Deu 4 assistências na última temporada e marcou 1 gol em 43 jogos.

Jonathan Monteiro (zagueiro)
Um dos mais experientes da equipe e líder do grupo. Jonathan já treinou algumas vezes no profissional e se destaca pela força, bom posicionamento e passadas largas. Deslocado algumas vezes para atuar como volante, tem um passe em profundidade bem interessante. Pode ser um dos cotados a subir depois do torneio.

Paulo Eduardo (zagueiro)
É mais uma das grandes promessas do Cruzeiro. Não foi para o Mundial Sub-17 devido a lesão, mas vai pra sua segunda Copinha, agora como titular aos 17 anos. Defensor de boa estatura, força e técnica. Olho nele.

Marco Antônio (meia)
Mesmo reserva na maior parte de 2019 (43 jogos, 18 como titular) por opção do ex-técnico Ricardo Resende, terminou a temporada como principal garçom do Sub-20 ao lado do Maurício com 8 assistências e 4 gols. Merece subir e ser testado. Essa será sua terceira Copa São Paulo.

Jadsom (volante)
Chegou do Sport e rapidamente ganhou espaço no time Sub-20. Pode atuar aberto como ponta ou pelo meio na sua função de origem, progride com a bola sempre buscando o gol. Famoso volante que “pisa na área”. Disputou 31 jogos em 2019 e marcou 6 gols e deu 4 assistências.

Guilherme Liberato (volante)
Polivalente, é mais uma das boas promessas do Cruzeiro. É alto, o que lhe permite ir bem nas jogadas aéreas, tem bom porte físico, passe e chegada na área, pode jogar de primeiro ou segundo volante e também na lateral direita. Marcou 4 gols e deu 2 assistências em 26 jogos. Olho nele.

Caio Rosa (extremo)
Foi o terceiro artilheiro do Sub-20 em 2019 com 10 gols e terceiro maior garçom com 7 assistências em 37 jogos. Aos 18 anos jogará sua segunda Copinha. Gosta do drible, é rápido e finaliza bem. Sem dúvida, um dos destaques do time. Olho nele.

Igor Thiago (centroavante)
Fez um bom ano pelo Sub-20. Foi artilheiro do time no Brasileiro e é uma das armas para essa Copinha. Com força física, movimentação e boa finalização, marcou 13 gols e deu 5 assistências em 42 jogos disputados em 2019.

QUEM PODE SURPREENDER? 

Além dos destaques citados é bom ficar de olho em outros jogadores que podem entrar durante os jogos e chamar a atenção. Pedro Bicalho é um volante com boa capacidade de distribuição de jogo e vem ganhando espaço com o técnico Célio Lúcio. O atacante Alexandre Jesus foi um dos artilheiros em 2019 com 8 gols marcados e pode ser uma boa surpresa. Ageu é um volante de marcação e muita qualidade no passe, é tido como uma das grandes promessas da geração 2002. Além dele, temos o promissor Alejandro que era destaque no Sub-17 e pode atuar tanto aberto como centralizado pelo meio, posição onde melhor desenvolveu seu futebol. Riquelmo é daqueles que atuam em qualquer posição que o técnico pede e nunca para de correr, um verdadeiro operário. Já Stênio é bem cotado desde o Sub-15 e está chegando agora aos juniores. É rápido e driblador.

Relacionados para Copa São Paulo:

Goleiros: Denivys e Marlon
Laterais: Matheus Pereira, Ryan e Valdir
Zagueiros: Carlos, Jonathan e Paulo
Volantes: Ageu, Guilherme Liberato, Jadsom, Pedro Bicalho e Riquelmy
Meias: Alejandro e Marco Antônio
Atacante: Alexandre Jesus, Caio, Riquelmo, Stênio e Thiago

#MeDibre

Compartilhe