RANIEL JOGA MUITA BOLA

Compartilhe

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

Raniel apareceu no Santa Cruz como meia armador e na base do Cruzeiro já começou a ser adiantado para atuar como centroavante pela sua altura e força física. Fez 4 gols em 23 jogos em 2017 (7 como titular). Ano passado foram 9 gols em 55 jogos (18 como titular), sendo o centroavante do time que mais fez gols. Em 2019, já são 3 em 4 jogos (1 como titular). Aos 22 anos, o atacante ainda está longe do seu auge físico e técnico, precisando de ajustes que todo atleta jovem necessita, mas não tenho dúvidas que seguirá evoluindo pelo potencial que apresenta desde que subiu aos profissionais.

Não só isso, o jogador mostra boa técnica com a bola, ótima leitura de espaços para se movimentar saindo da área e desmarcar-se dos defensores, ganha disputas pelo alto e tem visão de jogo para servir seus companheiros (quem não se lembra da assistência decisiva para o gol do Arrascaeta na final da Copa do Brasil mesmo marcado por dois adversários?) e boa finalização. Reúne todas as qualidades necessárias para ser um centroavante completo e de ótimo nível no Brasil. Se tem mercado ou não para Europa, é outra história que podemos discutir.

Além disso, é importante ressaltar que seus companheiros de posição nem sempre estão disponíveis. Fred já possui 35 anos, é veterano e apesar do seu faro de gol, vem de uma lesão grave no joelho. Não estará disponível sempre. Sassá, desde que chegou ao Cruzeiro, mostra qualidade quando joga, mas também contabiliza várias ausências devido a lesões, principalmente nos joelhos. Somando, já ficou afastado por mais de 8 meses entre idas e vindas durante 2017/2018. Mais um motivo para destacar a importância da manutenção Raniel no elenco.

Recentemente, o Santos apresentou uma oferta de 10 milhões de reais pelo atacante. Só pode ser piada, né? Além de terem endurecido ao máximo o negócio pelo Bruno Henrique (que acabou fechando com o Flamengo) ainda querem tirar um dos nossos melhores atacantes por dinheiro de pinga? Bem fez o Itair em negar a oferta. Na minha opinião, só vale liberar o Raniel se a proposta for igual ou superior a 8 milhões de euros. Fora isso nem vale ouvir.

Raniel foi o atacante que mais fez gols pelo Cruzeiro no ano passado, com nove. Durante o Brasileiro, entrou em campo em 32 oportunidades, mas somente 12 como titular. Mesmo assim, apresentou uma média de 43 finalizações totais (3° do time) e 37,2% de aproveitamento com 4 gols marcados e 1 assistência. Os mais importantes ficaram na Copa do Brasil, onde o atacante marcou contra Santos e Atlético Paranaense fora de casa, possibilitando um maior conforto a equipe no jogo da volta. Muitos lembram do gol perdido contra o Boca, que realmente fez falta. Particularmente, prefiro recordar de outros momentos decisivos protagonizados pelo jovem atleta e cobrar de jogadores mais cascudos que também desperdiçaram oportunidades claras naquela partida, como o próprio Thiago Neves.

Por mim, Raniel só sai do Cruzeiro se a proposta for MUITO BOA (citei o valor acima). Fora isso, é atacante pra jogar em alto nível por vários anos pelo clube. E mais, vai atingir o auge lá pelos 25-28 anos. Que a diretoria celeste mande o Santos pro raio que o parta, Raniel joga muita bola e seu lugar é no Maior de Minas.

#MeDibre

Compartilhe