
FOTO: CRUZEIRO E.C./FLICKR OFICIAL
Começaram as fases decisivas do Mineiro, o que realmente importa nesse campeonato tão desinteressante. Contudo, o que dá para se aproveitar nas 11 rodadas da maçante fase de grupos são os testes. Dar minutos para jogadores que costumam ter pouco espaço mostrarem seu valor. Vimos Orejuela aparecer bem pelo lado direito, Fabrício Bruno aparentemente passou na frente do Murilo e sinaliza ser o reserva imediato de Dedé/Léo e Marquinhos Gabriel e David vivem grande momento. Quem parece não ter conseguido convencer nesse período foi Renato Kayser. E, na minha opinião, o jovem não deve seguir no clube para o restante da temporada. Explico o motivo.
Renato Kayzer foi emprestado para o Atlético-GO ao fim do Mineiro do ano passado, onde se destacou pelo Tupi, e foi um dos principais jogadores do Dragão. É um atleta versátil, que consegue jogar pelos lados do campo, pelo meio ou como centroavante. Contudo, me parece que ainda apresenta certa dificuldade no acabamento das jogadas e no entendimento tático. Entrou em 6 partidas do Mineiro, totalizando 151 minutos e contribuiu com 1 assistência. Não foi titular em nenhuma partida e seu último jogo foi contra a Tombense, quando substituiu David e não conseguiu manter o mesmo nível ofensivo da equipe.
O elenco do Cruzeiro é bastante qualificado e o jovem encontra forte concorrência. Marquinhos Gabriel, David e Rafinha atuam em qualquer lado do campo. Robinho é titular absoluto pela direita e ainda tem Jadson que pode atuar por ali. Pelo meio, Rodriguinho e Thiago Neves. No ataque, Fred, Sassá, Raniel e Vinicius Popó. Além disso, é praticamente certa a chegada do atacante Everaldo ao fim do Estadual, ficando ainda mais difícil pensar em sua continuidade no grupo. Falar em novas oportunidades de entrar em campo agora é difícil, a não ser que ocorram várias lesões. Mano Menezes não fará testes na reta final do Estadual e nos jogos importantes da fase de grupos da Libertadores.
Até pela idade (23 anos), é interessante que ele tenha seqüência de jogo e no Cruzeiro isso não deve ocorrer. Vejo na Série A clubes que poderiam ser um bom destino para o atacante. Chapecoense, Ceará, Avaí, Botafogo, CSA, Fortaleza, Goiás e até o próprio Fluminense são times que devem se reforçar para disputar o Brasileirão. Com contrato até 2023 e sem espaço no elenco celeste, a melhor opção é emprestá-lo para, quem sabe, vê-lo se destacar e conseguir uma boa venda.
PS: Durante a produção deste texto, o Globo Esporte noticiou que o atacante foi liberado para negociar sua ida a Ponte Preta, por empréstimo de uma temporada. Confira a notícia clicando aqui.
#MeDibre