Reunião com conselheiros esclarece pontos do contrato e planejamento de Ronaldo

Compartilhe

IMAGEM: REPRODUÇÃO / YOUTUBE / CRUZEIRO E.C.

O salão nobre do Barro Preto viveu momentos importantes e agitados para a vida e a história do Cruzeiro na noite desta quinta-feira (31). A reunião que começou calma, com a apresentação prévia do presidente Sérgio Santos Rodrigues, passou pelos pontos abordados por Pedro Mesquita (head da XP Investimentos) e pelo planejamento de Ronaldo à frente da SAF apresentados por Gabriel Lima (líder de transição da equipe) teve momentos de discussões acaloradas, questionamentos e apoio por parte dos conselheiros presentes.

Com cerca de 50 pessoas presentes na reunião, entre eles o ex-presidente Alvimar Perrella, que já fez parte da equipe diretora da SAF, vários pontos do contrato que deverá ser assinado até o dia 18 de abril foram abordados, além das alterações pautadas por Ronaldo, que busca realizar uma recuperação judicial na associação e contar com os centros de treinamento (Toca da Raposa I e II) como patrimônios da SAF.

Em uma de suas falas iniciais, Sérgio Santos Rodrigues falou sobre a forma como o negócio foi conduzido e a urgência do clube em contar com um aporte para continuar funcionando neste início de 2022.

“No nosso caso, a gente não tinha tempo pra isso. Sem a injeção de recursos, a gente não começava o ano. Acho que foi bacana, por parte do Ronaldo, ter feito esse aporte na confiança. Por isso que foi feito com essa agilidade. Não foi do dia pra noite. Claro que foi feita uma conversa antes. Mas foi colocado de todo tamanho ‘documento preliminar’. Várias das coisas colocadas ali não vão prevalecer.”

Sérgio ainda falou sobre o quão grave é a situação atual do clube:

“Se isso não acontecer, infelizmente é insustentável a situação. Seja por salário, seja por transfer ban. Se antes não acontecia, não vai ser agora que a mágica vai acontecer. A gente não pode se dar ao luxo disso num início de um Campeonato Brasileiro de Série B.”

Pedro Mesquita e XP Investimentos

Outro ponto importante abordado na reunião foi da XP Investimentos, na figura do head Pedro Mesquita. Pedro usou seu espaço para esclarecer possíveis confusões causadas por vazamentos recentemente, ressaltou a situação do clube no momento em que entraram no negócio e abriu alguns detalhes do negócio:

“A gente procurou ajudar o Cruzeiro na estruturação da SAF e na busca de investidores. Me aprofundei nos números do Cruzeiro e a situação não era grave, era caótica.”

Pedro também explicou sobre como os processos de ajuste de contrato, diligência e transição foram feitos de forma simultâneas:

“Geralmente, uma transação como essa demanda um tempo grande de diligência. O Cruzeiro não tinha esse tempo. A gente buscou uma solução intermediária: chamou o Ronaldo e propôs pra ele um momento de transição. Ao longo do tempo, ele faria sua diligência e nós, em conjunto, redigiremos uma proposta equilibrada e que protegesse ambas as partes. Em nenhum clube vai dar certo se não for bom pra todo mundo. O documento que vazou está longe de ser o contrato de compra e venda do Cruzeiro.”

Gabriel Lima e gestão do Ronaldo

Gabriel Lima foi outro que apresentou o projeto do Ronaldo ao Cruzeiro. Além de ressaltar a parte financeira, o líder da transição de Ronaldo como sócio majoritário, também apresentou aspectos desportivos do projeto para o clube, desde a contratação de profissionais até o intercâmbio de especialistas entre o Cruzeiro e o Real Vadallolid (ESP).

Cabe ressaltar que o tema “Real Valladolid” foi um dos projetos apresentados como modelo para o que vai ser feito no Cruzeiro e deixou claro que a ligação e a gratidão do Fenômeno com o clube que o revelou para o mundo é um dos motivos pelo qual a negociação está sendo feita.

“A escolha do Cruzeiro tem um componente emocional muito forte. O Ronaldo nunca esqueceu que foi o Cruzeiro que abriu as portas do mundo pra ele. Ele sabe que o Cruzeiro tem potencial para conquistar o mundo. A gente quer trazer a torcida para perto. A gestão é o pilar central. Governança, controle financeiro e gestão sustentável. Vir aqui e colocar um monte de dinheiro não ajuda em nada. Tem que dar os mecanismos para o Cruzeiro sustentar e ser competitivo em longo prazo. Devolver a grandeza ao Cruzeiro.”

Ao final da apresentação, tópicos com os principais pontos abordados no contrato entre as partes foram apresentados aos conselheiros no telão principal. Confira abaixo:

IMAGEM: REPRODUÇÃO / YOUTUBE / CRUZEIRO OFICIAL
IMAGEM: REPRODUÇÃO / YOUTUBE / CRUZEIRO OFICIAL
IMAGEM: REPRODUÇÃO / YOUTUBE / CRUZEIRO OFICIAL

Ao final, os conselheiros presentes tiveram seu momento de tirar dúvidas e questionar situações do contrato. Ex-presidente do Cruzeiro, Alvimar Perrella foi um dos mais efusivos ao apresentar dúvidas e questionamentos aos presentes na mesa. Houve divergência de opiniões entre as manifestações, com conselheiros se colocando de forma favorável aos pedidos de Ronaldo e à assinatura do contrato, enquanto outros mostravam insatisfação com a forma como o processo foi conduzido.

Apesar de tudo, a reunião que durou praticamente 3 horas terminou de forma ordeira e pacífica. Agora, cabe aos conselheiros votarem se aprovam, ou não, as mudanças propostas por Ronaldo na próxima segunda-feira (4) e encaminham a assinatura do contrato definitivo para a compra da SAF.

Compartilhe