Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Rodada terminará com Cruzeiro a apenas 2 pontos do Z4; próximos jogos são confrontos diretos

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

A 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro nem acabou e já acende o sinal de alerta vermelho na Toca da Raposa II. Após o empate com 1 a 1 com o Vila Nova, na última segunda-feira (1), o Cruzeiro viu a zona de rebaixamento para a Série C ficar mais próxima. Isso porque dois adversários diretos na briga contra o descenso venceram seus jogos nesta terça-feira (2): o Londrina visitou o Remo e ganhou por 1 a 0, enquanto o Brusque ganhou do Náutico, em casa, por 4 a 3.

Com esses resultados, o Cruzeiro, momentaneamente na 14ª posição com 40 pontos, viu o Brusque (15º) chegar aos 38 pontos, mesma pontuação atingida pelo Londrina (17º), o primeiro time da zona de rebaixamento. A Ponte Preta (16º) também tem os mesmos 38 pontos, mas ainda joga hoje, às 21:30h, contra o líder Coritiba, no Couto Pereira. Uma vitória da tradicional Macaca pode jogar a Raposa uma posição para baixo.

Os resultados desta rodada ainda concretizaram o rebaixamento do Brasil-RS, lanterna do campeonato, à Série C do Campeonato Brasileiro. 

O Cruzeiro só depende dele para não temer mais a zona de rebaixamento e os próximos jogos serão fundamentais para isso. Faltando apenas cinco jogos para terminar o campeonato, os próximos quatro serão contra adversários da parte baixa da tabela, na sequência: Londrina (17º, visitante), Brusque (15º, mandante), Vitória (18º, visitante) e Sampaio Corrêa (13º, visitante).

Tabela da Série B na 33ª rodada. Ponte Preta ainda joga. (IMAGEM: ge.globo)

No primeiro turno, essa sequência de jogos foi marcada pelo momento em que o Cruzeiro viveu uma mudança brusca no comando do futebol. O Cruzeiro empatou com o Londrina em 2 a 2, no Mineirão, o jogo marcou a saída do técnico Mozart do clube. Na sequência, Vanderlei Luxemburgo assumiu o comando da equipe e conseguiu uma vitória fora de casa contra o Brusque (2 a 1) e dois empates em casa: 2 a 2 contra o Vitória e 1 a 1 contra o Sampaio Corrêa. Caso repita esse mesmo desempenho (1 vitória e 3 empates) o clube chegará aos 46 pontos, o que garante a permanência do time na Série B.

Nota de corte deve subir 

Ao contrário do que foi em 2020, a pontuação necessária para fugir da zona de rebaixamento deve subir. Ao término da última Série B, 40 pontos eram necessários para evitar o rebaixamento – o Figueirense, 17º colocado, terminou o campeonato com 39 pontos conquistados. Atualmente, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta uma probabilidade de 9,4% de chance para o Cruzeiro ser rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro.