ROGÉRIO CENI, DE VILÃO A HERÓI?

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO / TWITTER FORTALEZA

Conforme informação antecipada pelo DMD ontem, Rogério Ceni aceitou as condições do Cruzeiro e deixou o Fortaleza para assumir o clube celeste na difícil missão de tirar o time de uma das suas piores crises em campo. Considerado um dos melhores técnicos da “nova geração” de treinador, é um nome que dividia opiniões na torcida, mas que carrega consigo um espírito vitorioso, copeiro e um jeito diferente de fazer e trabalhar com futebol.

As histórias de Cruzeiro e Rogério Ceni se cruzam em diversos pontos, Ceni era o goleiro do São Paulo quando Giovanni bateu a falta no meio da barreira e nos deu o título da Copa do Brasil de 2000. Ceni também via no Cruzeiro sua maior vítima: dos 132 gols do goleiro-artilheiro pelo São Paulo, a raposa foi, junto do Palmeiras, quem mais sofreu com isso, sendo 7 gols e deixando Fábio com a marca de goleiro mais vazado pelo antigo companheiro de profissão.

No Fortaleza, Rogério Ceni fazia um trabalho estável, levando o tricolor à série A, após ser campeão da série B de 2018, conquistando também os títulos do Campeonato Cearense de 2019 e da Copa do Nordeste de 2019. O DNA vitorioso de Rogério Ceni em campo pode se misturar ao do Cruzeiro e ajudar o técnico, de antemão, a buscar o único título que não teve em seu currículo enquanto jogador: a Copa do Brasil. Ceni chega com a missão de tirar o Cruzeiro do Z4 e reverter a vantagem de conquistada pelo Internacional na semifinal – que venceu o jogo de ida por 1 a 0.

Como treinador, Ceni assumiu o São Paulo e acabou não terminando o trabalho por divergências políticas no clube tricolor. Foram 37 jogos, com 14 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. Logo assumiu o Fortaleza, onde disputou 93 jogos, com 51 vitórias, 18 empates e 25 derrotas, um aproveitamento superior (134 gols feitos e 81 gols sofridos) – um aproveitamento superior a 60%. Atualmente, o tricolor cearense ocupa a 14ª colocação do Brasileirão.

Rogério Ceni deve chegar à Toca da Raposa na terça-feira para se apresentar o grupo e já comandar sua primeira semana de treinamentos.

Compartilhe