O Santos oficializou a contratação de Gabigol e confirmou o retorno do atacante ao clube onde foi revelado. O jogador chega por empréstimo junto ao Cruzeiro e passa a integrar o elenco santista para a temporada de 2026, em uma negociação construída com base no desejo do próprio atleta e pela falta de clima do mesmo para permanecer na Toca.
O acordo entre os clubes prevê a cessão temporária até o fim do ano. Segundo o jornalista Andre Hernan, não há opção de compra ao fim do vínculo. Não houve pagamento de valor imediato pelo empréstimo, e os dois clubes dividirão os salários do jogador durante o período em que ele estiver na Vila Belmiro.
A vontade de Gabigol de retornar ao Santos foi determinante para o avanço das tratativas. O atacante enxergou no clube paulista a oportunidade de retomar protagonismo em um ambiente conhecido, fator que facilitou o entendimento entre as partes envolvidas. Com o acordo fechado, o jogador foi liberado e não se reapresentou ao Cruzeiro para a pré-temporada.
Gabriel chegou ao Cruzeiro no início de 2025 sem custos de transferência e, ao longo da temporada, disputou 43 partidas, iniciou 23 como titular e contribuiu diretamente para 17 gols, com 13 bolas na rede e quatro assistências. Após a chegada de Leonardo Jardim, o atacante nunca conseguiu ser titular, sendo utilizado na maior parte do tempo vindo do banco de reservas. A justificativa do antigo treinador do clube se dava, principalmente, pelas características de jogo da sua equipe, mais integradas para Matheus Pereira e Kaio Jorge, que foram os melhores do time na última temporada.
A imagem do atacante se desgastou ainda mais no clube após o último compromisso da equipe no ano, pela semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, quando foi acionado por Leonardo Jardim nos minutos finais, mas desperdiçou a chance que poderia levar a Raposa à decisão. Após a eliminação, o jogador não retornou com a delegação para Belo Horizonte.
Com a saída de Leonardo Jardim e a chegada de Tite, as chances de “volta por cima” no Cruzeiro ficaram ainda mais remotas, visto que o jogador não tem boa relação com o comandante, com quem trabalhou no Flamengo entre 2023 e 2024 e deu algumas declarações negativas sobre o relacionamento com o profissional.
Revelado pelo Santos em 2013, o atacante vai para sua terceira passagem na Vila Belmiro. Foram 210 jogos disputados, com 84 gols marcados e 13 assistências. O jogador venceu o Paulistão duas vezes pelo Peixe entre 2015 e 2016, além de um vice da Copa do Brasil para o Palmeiras, em 2015. O atacante também foi artilheiro do clube no Brasileiro de 2018.