
É, amigos… Não está fácil ter um centroavante em forma no Cruzeiro. Não bastasse a lesão do Fred durante o campeonato mineiro, agora o técnico Mano Menezes ganha mais um problema: Sassá para por no mínimo 3 meses e deverá ser submetido a uma cirurgia devido a uma lesão na cartilagem do joelho esquerdo. Neste ano, disputou 19 partidas e marcou cinco gols (quatro na Copa Libertadores e um no Campeonato Brasileiro).
O atacante sofreu uma lesão semelhante no ano de 2017, só que no joelho direito. Na época, ele ficou fora de combate no dia 10 de setembro e perdeu o restante da temporada, voltando apenas em março deste ano, contra a Patrocinense, pela última rodada da primeira fase do Mineiro.
No elenco, o técnico terá apenas Raniel como opção para centroavante. Contudo, sabemos que com a dura sequência de jogos pós Copa do Mundo, o jogador não terá condições físicas de disputar todos às partidas na plenitude da sua forma. Outra opção é utilizar Rafael Sobis na posição, mas sabemos que seu desempenho – e o da equipe – deixa a desejar por ali. A grande questão que fica é: O que fazer? Ir ao mercado ou apostar em uma solução caseira?
Honestamente, minha preferência é por uma ida ao mercado atrás de uma opção que possa vir por empréstimo curto, no máximo até o fim da temporada, para preencher tal lacuna. Temos jogos decisivos como Libertadores e Copa do Brasil em fase de mata-mata, não podemos arriscar com improvisações no setor (como ocorreu contra o Vasco, na fase de grupos, com Thiago Neves fazendo a função).

Em baixa no Beşiktaş, Vágner Love (33), seria uma boa opção? Foto: Divulgação/Instagram
Em abril, o blog Toque Di Letra do jornalista Vinicius Dias noticiou que o Cruzeiro monitorava a situação do atacante Vagner Love, do Beşiktaş (confira aqui). O experiente centroavante chegou em janeiro ao clube turco após 34 gols em 44 jogos pelo Alanyaspor. No entanto, marcou apenas 4 vezes em 13 jogos pelo time de Istambul. O brasileiro custou cerca de € 3 milhões ao clube turco e, diante de uma possível falta de espaço, um empréstimo não seria má ideia.
Vinicius Popó

Com 17 anos, Popó tem mais de 100 gols nas categorias de base e é tratado como joia. Muita calma com o garoto. (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Nas redes sociais percebe-se uma ansiedade da torcida celeste com o jovem atacante Vinicius Popó, de 17 anos. Com mais de 100 gols na base celeste, o goleador é tratado como uma das maiores promessas da Toquinha. Porém, temos de salientar que além da pouca idade, pensar em dar chances ao menino em um momento tão decisivo da temporada é um risco enorme até para sua formação como atleta. Popó acabou de subir do sub-17 para o sub-20, sua transição está apenas no início e lançá-lo ao profissional sem um trabalho de reforço muscular e psicológico pode comprometer seu desenvolvimento. Tenhamos paciência, o garoto terá sua chance, quem sabe, no Mineiro de 2019.
A situação financeira do Cruzeiro não é das melhores, mas num momento de dificuldade, Mano Menezes e Itair Machado precisarão deliberar sobre uma reposição – ou não – para que o elenco não sofra como aconteceu durante a Copa do Brasil de 2017. Naquele momento, penamos na reta final sem um centroavante de ofício. Não podemos repetir esse erro.
Saudações celestes!
#MeDibre