Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Seabra fala sobre vitória, superação de momento ruim, Kaio Jorge, janela e mais

Compartilhe

O Cruzeiro conquistou uma importante vitória na tarde deste domingo (1), ao derrotar o Atlético-GO por 3 a 1, no Mineirão, em confronto válido pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado marcou o fim de uma sequência negativa da Raposa na competição e trouxe alívio à torcida celeste, que viu o time voltar a vencer após um período de instabilidade.

O técnico Fernando Seabra fez uma análise detalhada da partida e destacou a importância dos ajustes feitos durante o intervalo para garantir o triunfo. “Nós sabíamos que tinham algumas armadilhas nesse jogo, que embora estivesse na última colocação, o Atlético-GO vinha dando sinais de melhora. Conseguimos ter o controle até a primeira metade, depois sofremos em ajustes e sabíamos da qualidade do contra-ataque da equipe deles“, comentou Seabra.

O técnico ainda ressaltou que o momento de turbulência se deu ao momento do clube, onde os reforços ainda buscavam a adaptação ideal e preferiu deixar evidente que o mês de agosto foi importante pela classificação da equipe às quartas da Sul-Americana.

“Em relação ao Fernando Seabra, se estende ao processo pelo qual o Cruzeiro ta passando: tivemos muita mudanças de elenco, de grupo. Pessoas que estão se conhecendo, criando vínculo. Esse processo tem acontecido nesse período e a gente, hoje, da sinais que tem um grupo mais maduro, que se conhece, que está bem no dia a dia e tem trabalhado bem. A gente sabia da importância de dar uma resposta no Brasileiro. Mas se olhar nos últimos quatro jogos, tem a vitória contra o Boca, a vitória de hoje, uma derrota pro Internacional e um empate nas circunstâncias que a gente já conhece. Tivemos muitos resultados com um grupo que já conhecia, no início houve questionamentos, mas com o tempo, o trabalho começa a aparecer. Agosto, na minha vida, foi o mês que nós eliminamos o Boca Juniors numa competição sul-americana.”

A mobilização dos jogadores foi um ponto crucial para o técnico, especialmente após as recentes cobranças e vaias da torcida. “A gente consegue mobilizar colocando foco no trabalho. Contra o Inter fora, não gostamos de ser o time que pretendemos ser. Colocamos foco nesse sentido pro jogo seguinte, embora a vitória não tenha vindo, o desempenho veio. Temos que ser justo nas cobranças e no reconhecimento do que tem feito”, afirmou.

Outro destaque da partida foi Kaio Jorge, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro. O atacante, que vinha buscando retomar sua forma após um período complicado por lesões, foi elogiado por Seabra.

“Ele é um jogador que teve uma sequência de carreira prejudicada pelas lesões. Foi cedo pra Europa e acabou perdendo o desempenho final dele pra um nível competitivo. Mas o potencial ta aí, nós vimos hoje. As coisas que ele precisa fazer, ele já entendia. Ficar com as leituras mais rápidas. A gente viu hoje um jogador que criou, competiu. Kaio atacou as costas no lance que faz a assistência. Atacamos a área melhor também. Com pouco tempo que tem, os jogadores tem o desafio de colocar as coisas em prática, foram felizes, decisivos nesse sentido. Sabíamos da dificuldade que ia ter.”

Com o resultado, o Cruzeiro volta a respirar mais aliviado no Brasileirão, mas Fernando Seabra já pensa no futuro. O técnico mencionou a importância do período de Data FIFA que o time terá pela frente, vendo a oportunidade de ajustar e preparar melhor o elenco para os próximos desafios. “Na rotina normal do nosso trabalho, a gente recupera e prepara pro jogo. Tem coisas que os jogadores precisam fazer de forma rápida e algumas delas até automática que você começa a perder porque tem pouco tempo de trabalhar”, explicou Seabra.

Sobre a contusão do jovem Japa, que saiu de campo após um choque, o técnico revelou que ainda aguarda informações do departamento médico, mas destacou a importância do trabalho contínuo e do desenvolvimento dos jogadores que estão subindo da base. “Eu ainda não tive informação do DM em relação ao Japa, foi um trauma ali e ele pediu pra sair”, disse.

A vitória contra o Atlético-GO também trouxe reflexões sobre a recente janela de transferências e a integração dos jovens da base ao elenco principal, garantindo que está sempre em conversas constantes com a diretoria de futebol do clube.

“A gente sempre tem conversas constantes. Engloba todos os setores. Temos um monitoramento próximo dos jogadores da base. Tínhamos a previsão de integra-los nesse período de Data FIFA, mas a gente teve acelerar pro jogo de hoje. A gente está sempre esperto no mercado. Acho que foi uma janela muito bem feita, os que chegaram tem contribuído com nosso trabalho, com ambiente de grupo e tem mostrado maior engajamento, compreensão. Existe um processo pra que esses caras consigam render com alguma consistência. Cada um tem o seu tempo. Eu tenho a convicção de que nosso grupo, a medida que o tempo passa, vai ficando cada vez mais forte.”

Por fim, questionado sobre a integração de atletas do Sub-20 à equipe principal, Seabra deixou claro que conta com os recém promovidos e destacou a qualidade de Dorival, Jhosefer, Tevis e Kenji: “Dorival é um lateral de força, bom defensor, tem um jogo aéreo interessante. Ofensivamente, tem suas melhores ações pela velocidade do apoio, por atacar profundidade. Jhosefer o pessoal conhece bem, tem se tornado um jogador mais versátil, dinâmico, ativo, corre o tempo todo. Os dois da frente a gente observou nesses dias. Eles tem capacidade de atacar espaço, quanto de jogar em espaço reduzido. Tevis é um jogador de mobilidade, Kenji tem velocidade e movimentação. Mais específico como ponta. A gente foi entendendo em poucos dias, a gente tomou a decisão, em cima do Tevis ter jogado uma Copa São Paulo, enfrentando estádio cheio.”

O Cruzeiro agora aproveita o período sem jogos para se preparar para a reta final da temporada, onde espera consolidar sua recuperação e se garantir na briga por uma vaga na Libertadores, além de avançar ainda mais na copa Sul-Americana.