Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Seis para vencer

Compartilhe

A Copa do Mundo é logo ali. Mas é aquele “logo ali” de mineiro. Antes do mês do maior evento de seleções do mundo, muita coisa tem pra acontecer no campeonato de clubes mais disputado de todos: o Brasileirão.

A partir de hoje, o Cruzeiro enfrenta uma sequência de seis jogos – e tem nesse número cabalístico para a torcida o que pode ser a consagração de um primeiro semestre quase perfeito, analisando a partir do que se esperava e o que esse time correspondeu em campo.

O objetivo é bem claro: terminar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão ao final da 12ª rodada. Nada improvável para esse time, que agora só tem que se preocupar com a competição de pontos corridos, deixando pra trás toda a apreensão vivida para se classificar na Libertadores e a ansiedade de começar bem na Copa do Brasil.

É justamente nesse momento do ano que o time apresenta seu melhor futebol: um Fábio inspirado, uma zaga fixa e segura, laterais em bons momentos – seja com Egídio em ótima fase, ou com a possibilidade de, enfim, contar com uma sequência por parte de Edilson – um meio de campo que conseguiu o equilíbrio ideal e um ataque movido a experimentações e variações que tem funcionado.

Apesar de estarmos próximos da metade do ano e da temporada, ainda é cedo para que o Cruzeiro abdique do Brasileirão ou trate a competição como algo a ser levada “nas coxas”. É preciso foco para manter sob controle a probabilidade de conseguir brigar pelo título até o final.

O momento de focar nas Copas passou. Com exceção da Copa do Mundo. (Foto: Bruno Hadadd/Cruzeiro)

A sequência de pontos começa neste domingo, contra o Santos no Pacaembu, às 16hs. E o peixe vive momento conturbado, de alterações e provações para o contestado técnico Jair Ventura. Não se engane, vivemos há não muito tempo situação similar – e uma vitória contra um grande adversário, líder de seu grupo na Libertadores e com bom início de Copa do Brasil pode ser a motivação que impulsione a equipe para algo maior. E isso é uma filosofia que serve pra ambos no jogo de hoje.

Depois do time da Vila, o Cruzeiro terá que pontuar contra o Palmeiras (30/5, Mineirão), o Ceará (3/6, Castelão), Vasco (6/6, Mineirão), Chapecoense (9/6, Arena Condá) e Paraná (13/6, Durival Britto). A partir daí o time terá tempo para aproveitar uma “intertemporada” e voltar com força total para o segundo semestre.

Por fim, é hora de mostrar a força desse elenco tão considerado pela crítica esportiva experiente e vencedor, que empunha a camisa de um dos maiores campeões brasileiros da era dos pontos corridos – onde o Cruzeiro sempre será favorito.