FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO
Os bastidores da temporada de 2022 do Cruzeiro estão sendo, pouco a pouco, mostrados na série “A Virada”, que conta como foi feita a transformação do futebol do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a campanha que culminou no acesso à Série A depois de três anos e no título da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com três episódios já disponíveis para assinantes do serviço de streaming Globoplay, o penúltimo capítulo, lançado nesta sexta-feira (5), mostra como foi a sequência do Cruzeiro na competição, dominada pelo time comandado por Paulo Pezzolano do início ao fim e algumas questões dos bastidores do primeiro ano comandado pela gestão de Ronaldo Fenômeno.
A série revelou no último episódio divulgado que, na janela do meio do ano, o goleiro do Cruzeiro, Rafael Cabral, recebeu proposta para deixar o clube e foi feito um novo contrato com o goleiro, com aumento de vencimentos para a temporada de 2023 e pagamento por algumas metas.
Os clubes que fizeram contatos oficiais com o jogador foram a Sampdoria, da Itália e o São Paulo. Rafael Cabral já havia tido uma passagem marcante pelo futebol italiano, mas atuando pelo Napoli, onde esteve por cinco temporadas. Uma lesão acabou afastando o goleiro do campo, que retornou justamente quando estava atuando pela Sampdoria, onde não conseguiu se firmar e se transferiu posteriormente ao Reading, da Inglaterra.
O outro clube interessado, o São Paulo, também buscava um goleiro seguro para a posição, uma vez que nenhum dos atletas utilizados – Felipe Alves, Jandrei e Thiago Couto – conseguiu se firmar na posição ao longo da temporada em 2022.
Rafael Cabral falou sobre as propostas e revelou que balançou pelos valores apresentados:
“Eu recebi duas ofertas, né?! Uma do Brasil e uma da Sampdoria, onde eu já tinha jogado. Obviamente, quando você recebe, você vê tudo, você balança. Nós somos profissionais.”
Quem também comentou sobre a renovação foi o diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins:
“Também durante essa janela a gente renovou o Rafael Cabral, ele tinha proposta da Sampdoria, depois surgiu o São Paulo. A gente não mexeu no salário dele agora, mexeu para o ano que vem.”
O novo contrato de Rafael Cabral com o Cruzeiro vai até o final de 2024, com possibilidade de renovação de mais uma temporada. Pelo clube, o goleiro já atuou em 70 partidas, sendo campeão da Série B de 2022. Na temporada atual, Rafael foi o goleiro titular em todas as 16 partidas do clube até o momento e tem 16 gols sofridos.