Cruzeiro cria regulamentação para apreciar e julgar associados e conselheiros

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO / YOUTUBE / CRUZEIRO

O Cruzeiro apresentou na manhã desta sexta-feira (30) a criação da regulamentação que viabiliza a apreciação e o julgamento de associados e conselheiros do clube. De acordo com o clube, esse é um passo importante para resolver o problema dos 29 conselheiros que feriram o estatuto e foram remunerados de forma indevida na gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá.

O “Regimento da Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria do Conselho Deliberativo” foi apresentado, através de um documento de 17 páginas e traz todos os requisitos processuais internos para se apurar e julgar uma denúncia referente aos membros do conselho. 

A Comissão passa a ter competência para recomendar pena de suspensão ou perda de mandato, encaminhar os casos para a Mesa Diretora e posteriormente serem votadas em uma reunião do Conselho Deliberativo. Para compor a Comissão, serão indicados membros (5 efetivos e 5 suplentes) pelo presidente do Conselho Deliberativo do clube, hoje presidido por Nagib Geraldo Simões. 

Em paralelo a isso, foi apresentado também o “Regimento da Comissão de Disciplinar” que determina que a Comissão Disciplinar será composta por 11 membros do Conselho Deliberativo indicados pelo presidente. Essa Comissão terá o poder de suspender ou expulsar associados neste caso. 

“A Comissão Disciplinar ficará responsável por julgar aqueles conselheiros que eram efetivos e não são mais, são hoje apenas associados do Cruzeiro. O Conselho de Ética vai ficar com a responsabilidade e investigar a conduta dos conselheiros natos e ao final ficará responsável por emitir um parecer igual que será apreciado pelo Conselho Deliberativo” disse o Superintendente Jurídico Flávio Boson Gambogi.

O clube ainda deixa claro que, agora, cabe à Comissão de Ética, presidida pelo desembargador José Eustáquio Lucas Pereira, conduzir os processos envolvendo os Conselheiros Natos remunerados na gestão de Wagner Pires de Sá. Além de José Eustáquio, também fazem parte da Comissão: Daniel Simões de Carvalho, José Veloso Medrado, Aloísio Vasconcelos, Fernando Torquetti Junior (efetivos); Ruy Eduardo Cuba de Almada Lima, Clemenceau Chiabi Saliba Junior, Nilson Luiz Labruna, Sérgio Murilo Braga e Roberto Barra (suplentes).

“Quando se questionava o porquê desse não julgamento depois de tanto tempo, eu sempre expliquei que existem coisas que são da competência da diretoria e coisas que não são. A gente ao averiguar  e aprofundar no estudo disso pra resolver a situação, pra dar essa justiça no julgamento, precisávamos ditar algumas normas, corrigir algumas comissões internas como o estatuto determina.” disse o presidente Sérgio Santos Rodrigues em vídeo.

Os conselheiros remunerados

Entre os nomes dos conselheiros remunerados, estão o de Gustavo Henrique Perrella, filho do ex-presidente do clube Zezé Perrella, além de Sérgio Nonato dos Reis (conhecido como Serginho) que atuou em diversas funções ao longo da gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá. De acordo com o estatuto do Cruzeiro, em seu artigo 18 “o Associado Conselheiro Nato e Associado Conselheiro, contratado como empregado do Clube, perde o mandato e o suplente de Conselheiro será excluído do quadro de suplência” enquanto o artigo 19 diz que “é vedada a remuneração dos membros da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e de Conselheiro do Cruzeiro Esporte Clube”.

Relembre o nome de todos os conselheiros que foram denunciados por receberem alguma remuneração do clube:

Angelo Augusto Viana; Alexandre Francisco Lemos ; Alonso Miranda da Silva; Angelo Cattabriga; Carlos Alberto Monteiro de Oliveira; Edson Nego Brandão; Eliezer de Souza Matos; Fernando José de Souza; Fernando Ribeiro de Morais; Geraldo Parreiras Miranda; Gislene Batista de Oliveira; Gustavo Henrique Perrella; Hudson Barbosa de Moura; Jairo Venancio de Brito; João José de Adballa de Brito; Jorge Washington Ferreira; José Maria de Paula; Luiz Claudio de F. Rocha; Marco Túlio Martins; Maurício Cattabriga; Older Bastos Milhorato; Paulo Henrique de Mello Peluso; Paulo Roberto Lopes Soares; Roberto Márcio de Freitas Richa; Ronaldo de Assis Carvalho; Sérgio Nonato dos Reis; Vitorio Galinari; William Batista Peixoto; Wilmer Zaratini Mendes

Compartilhe