
FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
O Cruzeiro se prepara para receber o Corinthians em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o início do returno do Brasileirão. A partida marcada para o próximo sábado (19), tem a previsão inicial de receber pouco mais de 45 mil torcedores da Raposa, que demonstraram em redes sociais seu descontentamento com os valores praticados pelo clube e a política de entrada no estádio para quem compra mais um ingresso no plano de sócios.
Os preços praticados para a partida variam entre R$50 (meia-entrada do setor amarelo) e R$300 reais (inteira dos camarotes do setor vermelho) e estão sendo comercializados pelo site disponibilizado pelo clube. Os valores cheios dos ingressos podem ter descontos entre 50% e 75% no preço e possibilidade de compra de ingressos adicionados para os torcedores associados, de acordo com a modalidade de cada categoria.
Apesar da movimentação indicar uma alta adesão de torcedores no jogo, os torcedores não deixaram de reclamar do valor praticado pelo clube. Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, publicou nesta tarde em seu perfil no Twitter a confirmação de seu comparecimento e uma convocação aos torcedores para irem ao Mineirão. Nas respostas, foi possível ver a manifestação de vários torcedores em relação ao preço dos ingressos.

Recentemente, em levantamento publicado pela consultoria da Pluri Sports, o Cruzeiro foi ranqueado como o 2º ticket médio mais caro do país, perdendo apenas para o Palmeiras. O preço do ingresso para o torcedor da Raposa fica, em média, R$69,91, usando o mês de junho de 2023, em que o time atuou como mandante em três oportunidades, como referência.
Acesso ao estádio e combate ao “cambismo”
Outro ponto que também gerou descontentamento dos torcedores nas redes sociais é a respeito do acesso ao estádio. Para poder passar na catraca, o torcedor deverá apresentar no ingresso em seu aparelho smartphone, dentro do aplicativo do ingresso. De acordo com o Cruzeiro, prints da tela e o ingresso impresso não serão aceitos.
Segundo apuração da nossa reportagem, o objetivo do Cruzeiro ao determinar que apenas o comprador tivesse acesso aos ingressos e no mesmo setor do ingresso adquirido pelo titular é combater o cambismo. O clube vem buscando formas de minimizar um dos grandes problemas de 2022, que gerou filas e confusões no acesso dos torcedores ao estádio na temporada passada.
Com a venda digital, cambistas vendiam ingressos em duplicidade ou até mesmo falsos para torcedores, que acabavam sendo barrados nas catracas do estádio. Por diversas vezes, foi necessária a liberação da catraca para evitar maiores tumultos no acesso às arquibancadas do Mineirão.
Vale ressaltar que o ingresso comprado pelo torcedor já fica devidamente salvo no aplicativo e não depende de acesso à internet do smartphone para aparecer disponível. O código de barras para ingressar no estádio só irá aparecer 7 horas antes do horário da partida. No caso do duelo contra o Corinthians, os ingressos já estarão disponíveis no aplicativo, mesmo estando sem qualquer conexão de rede, às 14 horas do dia do jogo.
O Cruzeiro aposta em um Mineirão cheio para retomar as vitórias e quebrar um tabu em 2023. O time comandado por Pepa não venceu nenhum jogo atuando no Gigante da Pampulha este ano. São 4 jogos no estádio (3 pelo Brasileirão e 1 pela Copa do Brasil) com 3 derrotas (Fluminense, Fortaleza e Grêmio) e 1 empate (Botafogo). Até a última parcial divulgada pelo Cruzeiro, mais de 25 mil pessoas já adquiriram ingressos para o próximo jogo.