Ronaldo fala sobre protagonismo do Cruzeiro, projetos e comenta sobre relação com jogadores

Compartilhe

IMAGEM: REPRODUÇÃO / TWITCH / RONALDO TV

Sócio majoritário e proprietário de 90% das ações da SAF do Cruzeiro, Ronaldo participou no último domingo (15) de um programa transmitido através de seu canal na Twitch, onde falou sobre o Cruzeiro, seus projetos para o clube, o momento do time e outras coisas que diz respeito a esse início de gestão do futebol.

O programa aconteceu antes da partida entre Cruzeiro e Náutico, que terminou com uma vitória da Raposa por 1 a 0 e colocou o time na liderança da Série B. Ronaldo foi questionado sobre vários aspectos do jogo que ainda iria ocorrer, mas também falou sobre o clube em um panorama geral. Um dos pontos abordados pelo Fenômeno foi a filosofia de jogo implementada por sua equipe de futebol junto à comissão técnica de Paulo Pezzolano.

“A nossa filosofia de jogo é pra ganhar em qualquer campo. Nós temos que jogar o nosso futebol e acho que o Paulo Pezzolano, que é o nosso treinador, está conseguindo transmitir bem aos nossos jogadores. Independente do estádio ou do lugar que a gente vai jogar, o Cruzeiro tem que ser protagonista, tem que procurar o jogo, procurar agredir o adversário lá em cima, ter a posse da bola, acho que o Paulo tá conseguindo fazer isso muito bem e os jogadores assimilando muito bem.”

O Fenômeno ainda fez uma análise tática da equipe, que sofreu alterações desde o fim do campeonato estadual até o momento atual.

“Dentro do elenco e da comissão técnica, a exigência continua muito alta. Como eu disse antes, possíveis oscilações nós vamos sofrer. Lembrando que a gente jogou o Campeonato Mineiro com outro sistema, era muito mais 4-4-2 do que o que a gente está jogando hoje em dia, um 3-5-2. Isso mostra o potencial do grupo, fazer variações, usando jogadores do grupo pra cada posição. E o time parece que está mais encaixado assim, do que foi no Campeonato Mineiro. Nosso time sofre pouco, mantém a posse de bola quase sempre em 60% pra cima e eu acho que a gente tá no caminho certo.”

Ronaldo, como vem fazendo de forma costumeira, fez questão de enaltecer o que representa o Cruzeiro para o futebol brasileiro, dizendo que quer devolver ao clube o papel de destaque e protagonismo. Deixando claro que sabe das dificuldades, principalmente financeiras, que irá enfrentar.

“A gente está entrando nesse status de favorito. Com muito trabalho, o ano tem sido bom esportivamente, não podemos esquecer as dificuldades financeiras que a gente tá enfrentando, mas esse processo de reconstrução vai demorar um tempo. A torcida do Cruzeiro tem que ter paciência, porque vamos oscilar bastante, mas eu estou contente com esse início de ano. Tanto no Campeonato Mineiro, neste início de Série B e na Copa do Brasil também. A gente tem que buscar esse protagonismo, o Cruzeiro é muito grande pra não aceitar essa responsabilidade de ser favorito.”

Sobre projetos futuros e uma das questões que é constantemente abordada, que diz respeito à relação que será estabelecida entre o Cruzeiro e o Real Valladolid, da Espanha – outro clube que também tem Ronaldo como proprietário – o Fenômeno comentou que já existe uma estruturação de dirigentes para atuar no futebol e no mercado de transferências.

“É fundamental. A gente está montando a nossa secretária técnica em conjunto de Cruzeiro e Valladolid. São mercados diferentes, mas que se complementam. Informação sempre é valiosa. Tanto pra corrigir o próprio time, quanto pra analisar o adversário seguinte que você vai enfrentar. É uma área dentro do clube importantíssima. E os clubes estão cada vez mais investindo em tecnologia, em programas, pra você ter cada vez mais dados que possam melhorar sua performance.”

Por fim, o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira e três vezes eleito o melhor jogador do mundo comentou sobre sua relação com os atuais jogadores do Cruzeiro e elogiou o artilheiro do time, Edu, que soma 13 gols em 18 partidas disputadas nesta temporada.

“Eu sou muito próximo deles. Procura estar sempre muito próximo dos meus atletas, motivando, tirando dúvida, dando moral. Acho que, não só como gestor, meu passado como jogador motiva muito e o Edu, chegou e já mudou fisicamente essa temporada. Emagreceu bastante, diminuiu massa corporal dele e está tendo uma performance muito boa. Sem contar o grande talento de fazer gol, estar sempre na hora certa, no lugar dele e isso vale muito.”

Compartilhe