Sul-Americana começa hoje: Cruzeiro “seca” adversários para figurar no pote 1

Compartilhe

A Copa Sul-Americana 2024 está prestes a começar, com sua fase preliminar iniciando nesta terça-feira. Nesta etapa, equipes de outras confederações da Conmebol competirão em confrontos únicos pelo direito de avançar para a fase de grupos. Times brasileiros e argentinos como Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro aguardam para conhecer seus futuros adversários.

Serão disputadas 16 partidas entre terça e quinta-feira desta semana. Os 16 times vencedores se juntarão aos seis times brasileiros, seis argentinos e aos quatro clubes que foram derrotados na última fase preliminar da Libertadores. Assim, qualquer equipe que seja eliminada do confronto entre Botafogo e Bragantino garantirá sua vaga na Copa Sul-Americana.

O Cruzeiro deve “secar” duas equipes que jogam nessa fase preliminar. A Universidad Católica (CHI) e o Olímpia (PAR), caso um dos dois caia nessa etapa, a Raposa garantirá uma vaga no pote 1 do sorteio da fase de grupos, lhe dando o direito de ser cabeça de chave e, na teoria, enfrentar adversários mais acessíveis. Devido à atualização do ranking de clubes da entidade, tanto o time paraguaio quanto o chileno estão à frente do Cruzeiro, colocando os mineiros no pote 2. Isso significa que o Cruzeiro pode acabar em um grupo mais difícil na Sul-Americana, devido à sua posição no sorteio.

Atualmente, o Olímpia se encontra na 10ª posição, enquanto a Universidad Católica está em 28º lugar. O Cruzeiro, após um hiato de quatro anos longe das competições continentais devido à sua queda para a série B, figura na 33ª posição.

A Universidad Católica encara o Coquimbo Unido, em casa, nesta terça-feira (05), às 19h. Já o Olimpia enfrentará o Sportivo Ameliano, fora de casa, na quinta-feira (7), às 21h30. Nesta etapa, os clubes do mesmo país se enfrentam em jogo único e o time que avançar, assegura uma vaga na fase de grupos do torneio. 

Os jogos da fase de grupos, que são do interesse do Cruzeiro, estão previstos para acontecer entre o início de abril e o final de maio; oitavas, quartas e semifinais acontecem nos meses de agosto, setembro e outubro, respectivamente. A final da Sul-Americana, disputada em jogo único, está agendada para 23 de novembro, ainda sem estádio e cidade definidos.

Compartilhe