
O julgamento de Lucas Romero, volante do Cruzeiro, por sua expulsão no clássico contra o América, foi remarcado para o dia 14 de março, próxima quinta-feira. Com isso, Romero corre o risco de desfalcar o time no jogo decisivo da semifinal do Mineiro e até mesmo numa possível disputa final do Campeonato Mineiro.
O motivo por trás do adiamento do julgamento foi pelo pedido do relator do caso no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Marcelo Peixoto, em avaliar as provas enviadas pela defesa do Cruzeiro.
Lucas Romero foi expulso durante o clássico contra o América, ocorrido em 15 de fevereiro, durante a primeira fase do Campeonato Mineiro, após acertar uma cotovelada em Rodrigo Varanda, jogador adversário. O lance levou à expulsão direta do jogador celeste.
Com base nas regras disciplinares do futebol brasileiro, o volante do Cruzeiro pode enfrentar uma suspensão de 4 a 12 jogos por conta do descrito no artigo Art. 254-A, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz o seguinte:
Art. 254-A Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente.
PENA: suspensão de quatro a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código.
Parágrafo 1º Constituem exemplos da infração prevista neste artigo, sem prejuízo de outros:
I – desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido;
II – desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido.
Dependendo da avaliação do TJD. Isso poderia resultar em sua ausência do volante até o final da competição estadual.
A decisão do julgamento da próxima quinta-feira deve impactar diretamente não só a participação de Lucas Romero nas próximas partidas do Cruzeiro, mas também na forma de jogar da equipe comandada por Nicolás Larcamón.