TODO MUNDO ODEIA O DAVID

Compartilhe

FOTO: BRUNO HADDAD / CRUZEIRO E.C. / FLICKR OFICIAL

Concordo com muitas críticas ao David, principalmente sua dificuldade em marcar gols. Já são 7 meses (ou 36 jogos) de jejum para o atacante. Convenhamos que é algo absurdo. É verdade que em defesa do David utiliza-se muito – com justiça – que ele não se omite e está sempre tentando, mesmo que erre. Ora, ser esforçado é o mínimo quando se trata de um jogador de futebol. É como um político que para ser eleito utiliza a bandeira da honestidade como virtude, sendo que é obrigação. Contudo, bem ou mal, David é a opção que mais vem tentando produzir situações de gol. Contra o Fortaleza, foram duas chances criadas por ele que deixaram Thiago Neves e Marquinhos Gabriel em condições de finalizar. É nossa opção de desafogo pra um momento de escassez de atletas que resolvam.

Quando analisamos o desempenho de Fred, Robinho e Thiago Neves, percebemos que estes estão bem abaixo. Justo eles, os medalhões que deveriam estar assumindo a responsabilidade para tirar o time dessa situação. Pelo contrário, a péssima campanha de apenas 6 vitórias em 28 jogos passa muito pela improdutividade deles. Podemos citar outros nomes como Pedro Rocha e Sassá que também pouco acrescentam. Nossos veteranos estão longe do auge, dando nítidos sinais de que jogar em alto nível parece cada vez mais complicado. Fred, por exemplo, marcou 5 gols em 23 jogos, 3 de pênalti, além de 2 assistências. Thiago Neves tem 6 gols (2 de bola parada) e 2 assistências em 22 jogos. Robinho, apenas 1 gol e 1 assistência em 21 jogos. Sassá, em 17 partidas, marcou 2 vezes. Pedro Rocha, com o mesmo número de jogos, marcou 2 gols e produziu 2 assistências. Enfim, são números que ressaltam o motivo de estarmos tão mal na tabela.

Que o David é no máximo útil para compor elenco é fato. Só que dentro do contexto de time montado pelo Abel, Fred trava nosso ataque, conseguindo cada vez menos reter a bola, fazer o pivô e trazer mobilidade. Robinho na direita vem errando muitos passes e numa rotação física abaixo, já Thiago Neves é aquilo, lapsos cada vez mais raros de decisão. David é o segundo jogador com mais passes pra finalização (32), perdendo apenas pra Robinho (48). Sua dificuldade crônica de finalizar fica ainda mais acentuada quando quem deveria chamar a responsabilidade e decidir jogos não consegue. Se lembrarmos dos jogos contra Chapecoense e Corinthians, por exemplo, veremos lances claros que o Fred desperdiçou. Contra o Fortaleza, foi a vez de Thiago Neves, cara a cara, parar no goleiro Felipe.

Todo mundo odeia o David, mas como os medalhões não rendem e o Pedro Rocha não se recupera de uma lesão no tornozelo, ele acaba assumindo um protagonismo quando deveria ser, no máximo, coadjuvante.

#MeDibre

Compartilhe